Categorias: Acre

Afonso faz balanço positivo da Expoacre e projeções otimistas para o Estado

Por
Agência Aleac

Na primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar, realizada nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), os deputados estaduais retornaram aos trabalhos destacando temas importantes para o desenvolvimento econômico do estado. A retomada do semestre legislativo foi marcada pelo otimismo e pela valorização de eventos que impulsionam a economia acreana, como a Expoacre.


Autor da sessão solene que celebrou os 50 anos da feira, o deputado Afonso Fernandes (Solidariedade) usou a tribuna para fazer um balanço positivo do evento e reforçar sua importância para todos os setores da sociedade acreana. “Os 50 anos da Expoacre são um marco. É um evento que oportuniza desde o vendedor ambulante ao grande empresário. É uma feira que democratiza o acesso aos negócios, gera renda, movimenta nossa economia e dá visibilidade ao Acre”, destacou o parlamentar.


Afonso ressaltou que, apenas no ano passado, foram movimentados R$ 391 milhões em negócios e que a expectativa para este ano é ultrapassar a marca de meio bilhão de reais em transações realizadas durante a feira. “É um reflexo do crescimento da nossa economia, do trabalho das instituições como a Secretaria de Agricultura, Fieac, Sebrae e tantas outras que fazem a Expoacre acontecer. A feira tem crescido a cada ano e precisa ser ainda mais valorizada”, completou.


O deputado também chamou atenção para a necessidade de melhorias no espaço físico onde a feira é realizada, defendendo que o evento permaneça no local atual, mas com intervenções logísticas que ampliem a área e facilitem o acesso do público. “Sou adepto de que não mude de lugar, mas que se invista em melhorias. Precisamos começar agora a organização da próxima edição. A meta para o ano que vem é ousada: chegar a R$ 1 bilhão em negócios, e eu acredito que o Acre pode alcançar”, afirmou.


Por fim, Afonso Fernandes fez questão de parabenizar o público acreano e também os visitantes estrangeiros que participaram da Expoacre, especialmente as caravanas vindas do Peru e da Bolívia. Ele reforçou que o evento também fortalece a integração regional com os países vizinhos e contribui para consolidar o Acre como uma terra de oportunidades.


No grande expediente o deputado retornou à tribuna para falar sobre o cenário econômico internacional, destacando a importância de separar divergências políticas de decisões estratégicas para o país. Ao defender a criação do BRICS Pay, uma moeda digital alternativa para transações entre os países do bloco, Afonso lembrou que iniciativas semelhantes já acontecem em outras regiões do mundo, como o euro na Europa. Para ele, o Brasil deve priorizar o diálogo e usar a diplomacia como ferramenta para amenizar conflitos comerciais, especialmente com os Estados Unidos.


“Se ficar com essa renga entre os dois presidentes, quem vai sofrer são os nossos produtores, quem vai sofrer é o nosso empresariado, e a conta chega aqui no Acre também. Tem que parar com picuinha e conversar”.


Compartilhe
Por
Agência Aleac