A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde abriram inscrições, via online, até 15 de agosto, para a especialização em Enfermagem Obstétrica: Rede Alyne, com foco na regionalização e interiorização do curso, que será presencial, com duração de 16 meses e carga horária de 720 horas. São oferecidas 750 vagas distribuídas em 38 sedes. Como parceira do projeto, a Ufac disponibiliza 21 vagas.
A especialização tem como público-alvo graduados em Enfermagem que tenham vínculo profissional na atenção à saúde das mulheres, em unidades da atenção primária à saúde, em maternidades ou centros de parto normal, em instituições de ensino superior ou escolas de saúde pública e em hospitais universitários. As regiões de saúde contempladas são: Baixo Acre e Purus — Sena Madureira, Rio Branco; Alto Acre — Brasileia e Epitaciolândia; Juruá — Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá.
A seleção será realizada por uma banca examinadora em cada uma das 38 sedes e consiste em duas etapas: análise de currículo (eliminatória e classificatória) e proposta de intervenção (classificatória). O resultado final será divulgado em 30 de setembro, as matrículas ocorrerão de 1 a 3 de outubro e o início do curso está previsto para 10 de outubro.
Para mais informações sobre o certame, leia o edital Escola de Enfermagem/UFMG n.º 1.948/2025.
Fonte: Ascom/Ufac