Nesta segunda-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou os resultados dos primeiros dez dias de atuação definitiva no Vale do Juruá, com a unidade operacional de Cruzeiro do Sul, implantada em 23 de julho. A base atua de forma integrada nas regiões de Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul.
De acordo com o chefe da Delegacia da PRF no Acre, inspetor Getúlio Azevedo, as ações iniciais priorizam a fiscalização de trânsito e a conscientização de condutores. Mesmo assim, operações já resultaram em apreensões significativas, incluindo:
– 2 armas de fogo e 13 munições;
– 8 itens de contrabando;
– 2.511 mercadorias de origem estrangeira introduzidas ilegalmente;
– 301 kg de carne bovina moída e 47 kg de queijo, ambos impróprios para consumo;
– 2 mandados de prisão cumpridos;
– 1 veículo recolhido.
Azevedo destacou que muitas mercadorias apreendidas, provenientes da Bolívia, entram no Brasil por meio de transportadoras. Ele também informou que a unidade está sendo ajustada. “Estamos ainda buscando adequar nossa unidade para oferecer atendimento 24 horas, de forma ininterrupta, à população”, disse.
A implantação da base em Cruzeiro do Sul foi viabilizada pela cessão temporária de um prédio do Tribunal de Justiça do Acre. Um projeto para a construção de uma sede própria, no km 752 da BR-364, próximo à saída da Variante, já está em elaboração.
A PRF reforça que, inicialmente, o foco é orientar motoristas, com autuações imediatas reservadas para infrações graves ou casos que demandem recolhimento de veículos.