A conselheira Naluh Gouveia resolveu criticar a decisão do desembargador Júnior Alberto, que concedeu uma medida cautelar. Reclamou que faltou diálogo entre os poderes, como se decisões judiciais precisassem de rodada de conversa antes de serem tomadas. A dúvida que fica é: a caneta da Naluh tem mais autoridade que a do desembargador? Ou será que as decisões só valem quando partem dela? Numa coisa ela tem razão, ser ameaçada de improbidade administrativa por fazer o seu trabalho em uma decisão judicial é um achaque, que ninguém deveria passar.
O Acre é uma festa só! Percebe-se um certo esforço, dedicação e cálculo para anunciar feriados, pontos facultativos, festas. É requebro pra cá, beijo para acolá, e tchê-tchê-rê-rê-tchê-tchê para mais adiante. Tudo está uma lindeza só! É preciso leveza, né? Não seja exigente, leitor?
Enquanto os pontos facultativos são anunciados com altivez e agilidade, o comércio local sangra. O empresariado é quem reclama. O escriba só anota.
Às vezes, a 02 é mal assessorada. Ao celebrar os bons números do rodeio da Expoacre ela saiu-se com esta: “o rodeio é mais que uma atração, é parte da nossa identidade e das nossas raízes”. A atividade chegou ao Acre junto com os “paulistas” faz algum tempo, mas não dá para fazer essa afirmação por questões históricas.
Mas Mailza guarda também uma coleção de pensamentos importantes. Para ela, investir em mães solo é garantir dignidade, autonomia e futuro para famílias inteiras. Ela celebrou o protagonismo feminino por meio do programa Mães da Ciência, voltado a mulheres que enfrentam sozinhas os desafios da maternidade e da sobrevivência.
Uma das mais importantes consultorias do país, a ARKO ADVICE, foi contratada por um conglomerado de grandes empresas para fazer uma pesquisa sobre as tendências de vitória para o Senado em todos os estados brasileiros. No Acre, a Consultoria, aponta como favoritos: Gladson Cameli e Jorge Viana.
Obviamente que a ARKO ADVICE fez pesquisas para passar as tendências aos seus clientes. Os números da Consultoria batem com a pesquisa do Delta, recentemente publicada pelo ac24horas
.No entanto, a pesquisa Delta mostra que os números para o Senado no Acre, em 2026, estão longe de estarem consolidados. Gladson Cameli está bem à frente, seguido pelo JV, em segundo lugar. Mas com Mara Rocha e Marcio Bittar empatados com ele dentro da margem de erro. Ou seja, tudo pode acontecer.
A ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) marcou 9,56% em recente pesquisa de intenção de voto para o Senado da República. O resultado surpreende e mostra que seu nome ainda tem recall no eleitorado acreano. A dúvida agora é se o MDB terá estrutura financeira suficiente para sustentar uma candidatura robusta em 2026, especialmente para uma disputa tão acirrada como costuma ser a do Senado.
Chamou atenção na mesma pesquisa o desempenho do senador Sérgio Petecão (PSD), que registrou apenas 7,75% — ficando atrás de nomes que atualmente não ocupam cargos eletivos, como Mara Rocha e a própria Jéssica Sales. O cenário indica que a força política de Petecão pode estar se diluindo. Afinal, na política, o tempo cobra seu preço para todos.
O gesto de cordialidade entre o prefeito Tião Bocalom (PL) e o vereador independente Zé Lopes (Republicanos) durante a Expoacre mostra que, apesar das divergências políticas, o respeito institucional ainda sobrevive. Isso também é democracia.
A Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex) retirou a dúvida dos exportadores de castanhas do Brasil. Os Estados Unidos retiraram as amêndoas da sobretaxa, desde que enviadas in natura. Em português: com casca. Caso alguma empresa de lá queira importar já beneficiada, o governo de lá vai taxar.
Há umas contas sugerindo que a bandeira vermelha patamar 2 tem o potencial de elevar em até 20% o custo da conta de luz dos acreanos neste mês de agosto. Só faltava isso para implodir a economia doméstica…
Prevalece o “espírito” já detalhado aqui nesta coluna: o governo dos Estados Unidos está reconfigurando o velho “Pacto Colonial”, de longa memória do antigo 1º Grau. Nem castanha eles querem que chegue beneficiada aqui. Onde já se viu, a “colônia” beneficiar alguma coisa? A ideia é fortalecer a indústria de lá.
Uma parte do segmento dos frigoríficos do Acre aguarda com alguma ansiedade a visita do presidente Lula. Querem saber se o Governo Federal formaliza a exportação de carne bovina e suína para o Chile.
Sendo justo, é preciso lembrar aos empresários daqui que não se trata apenas de habilitar o Acre para exportar para o Chile. Há algum tempo, o presidente da Apex, Jorge Viana, busca destravar e resolver os trâmites para viabilizar a exportação de carne bovina e suína produzida no Acre também para o Japão.
Os bolsonaristas estão mais preocupados com a eleição para o Senado do que para a presidência da República. Essa matemática é fácil de entender. Bolsonaro está inelegível e dificilmente conseguirá reverter a situação para a próxima eleição. Com maioria ampla no Senado, poderiam aprovar a anistia e derrubar alguns ministros “desafetos” do STF.