Categorias: Destaque 1

Interdição total da Avenida Ceará começa nesta terça (5) para obra de viaduto; veja rotas

Por
Saimo Martins

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), realizaram uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (4), na Secretaria de Estado de Governo (Segov), para informar sobre os avanços nas obras do Complexo Viário e anunciar a interdição total da Avenida Ceará, no trecho entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto. O valor do investimento ultrapassa R$ 30 milhões.


Foto: Jardy Lopes

De acordo com o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, a intervenção é necessária para dar início à terceira etapa da obra, que contempla a escavação para implantação do viaduto. “Avançamos em tudo o que foi possível para reduzir os transtornos à população, mas neste momento é inevitável fazer a escavação necessária para instalar o viaduto. A interdição começa nesta terça-feira (5) e na manhã de quarta (6) iniciaremos de fato a fase de escavação no eixo central da Avenida Ceará”, explicou.


Segundo Ítalo, a interdição deve durar até janeiro de 2026, quando o tráfego deverá ser liberado pelas novas alças de acesso do viaduto. Já a conclusão total da obra está prevista para o final de 2026.


Rotas alternativas e mudanças no trânsito

O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, detalhou os ajustes no trânsito e nas rotas do transporte público e veículos particulares durante o período de interdição.


Foto: Jardy Lopes

“As rotas alternativas já estão definidas e sendo divulgadas há algum tempo. As pessoas que saem do centro em direção à parte alta da cidade, por exemplo, vão trafegar por um trecho da Avenida Ceará, descer pela Marechal Deodoro, acessar o canal da Marechal Deodoro e, em seguida, a Avenida Getúlio Vargas para continuar o trajeto”, explicou.


Para quem se dirige à Fundação Hospitalar, Ufac, Calafate, Sobral ou Baixada da Sobral, o itinerário será diferente:


“O trajeto será pela Avenida Brasil, subindo pela Getúlio Vargas, em um trecho exclusivo para ônibus, seguindo pela Rua Rio Grande do Sul até os respectivos destinos”, acrescentou Vilas Boas.


O superintendente reforçou que agentes da RBTrans, Detran e da Polícia Militar estarão presentes nos principais pontos de tráfego para orientar motoristas e pedestres durante o período da obra. “É uma força conjunta para garantir segurança e fluidez no trânsito. Contamos com a colaboração da população para que esse momento seja superado com o mínimo de transtornos”, concluiu.


Compartilhe
Por
Saimo Martins