Menu

Gladson celebra sucesso da Expoacre 2025 e projeta expansão: “porta para o Pacífico”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na última noite da Expoacre 2025, o governador Gladson Cameli (Progressistas) fez um balanço neste domingo, 03, da 50ª edição do maior evento de negócios e cultura do Acre. Em entrevista coletiva à imprensa, Cameli destacou a movimentação econômica, a presença internacional e o sentimento de gratidão pelo sucesso da feira.


Sem divulgar números oficiais, o Chefe do Poder Executivo demonstrou confiança na superação dos resultados de anos anteriores. “Sobre números de negócios, eu não quero me antecipar, pelo fato de eu não receber um número oficial para externar, mas eu, como engenheiro, um bom matemático, sei que um mais um é dois. Eu não tenho dúvida que a expectativa vai dobrar os negócios do ano passado”, pontuou.


Cameli fez questão de agradecer a todos os envolvidos na realização da feira, desde os trabalhadores da montagem até a imprensa. “Quero aproveitar essa oportunidade para dizer com sentimento de gratidão àquele operário que foi lá com o tijolo, a vocês da imprensa que divulgaram, que tiveram paciência aqui, enfim, uma união de esforços. A Fecomércio, o Sebrae, toda a iniciativa privada, e desde quem serve um café, quem está aqui vendendo o seu quibe com arroz, o seu tacacá. Gente, eu ouvi tanto depoimento de pessoas que disseram pra mim que, em dois dias, vendeu mais tacacá do que durante toda a sua trajetória como vendedora”, destacou.

Anúncio


A lotação do parque durante os nove dias de feira também motivou o Cameli a pensar em um novo espaço para as próximas edições. “O Parque está lotado. Inclusive, já é um alerta para que a próxima Expoacre tenha um espaço maior, porque é notório o público que aí está. Já estamos estudando, eu devo anunciar nos próximos dias o novo local. A tendência é que seja aqui pro lado da BR-364, rumo a Porto Velho”, ressaltou.


O governador defendeu a participação crescente da iniciativa privada e a internacionalização da feira. “O que interessa para nós, aquilo que eu já mencionei em algumas Expoacres anteriores: menos governo em termos de estrutura, mais iniciativa privada, para que a gente possa mostrar para o mundo e para o Brasil o potencial que é o Acre, seja nos negócios, na pauta ambiental, no turismo”, salientou.


“Um dos motivos para que nós já estamos pensando em um espaço maior para a próxima Expoacre é justamente para que a gente possa, não somente os bolivianos e os peruanos, mas todos os países que compõem a América do Sul, estarem presentes. Porque aqui é a porta para o Pacífico. Aqui é a entrada de toda a Ásia para o Brasil, através do Acre”, acrescentou.


Segundo levantamento do Sebrae, a movimentação econômica durante as feiras em sua gestão ultrapassou R$ 1 bilhão. O governador atribui esse resultado à liberdade para empreender e ao equilíbrio entre produção e meio ambiente. “Foi liberdade de expressão, dar oportunidades, preparar o Estado, desde obras de infraestrutura, educação, saúde, segurança pública. Conseguimos passar para o investidor uma segurança e a saúde financeira do Estado”, afirmou.


Por fim, Cameli ressaltou a importância da inclusão na Expoacre, com a criação de espaços acessíveis para crianças autistas. “Eu dediquei a final do rodeio a todos os pais e crianças autistas. O que eu queria é recomendar: a população precisa entender o que é uma criança autista. Não é a criança autista que tem que se colocar para entender quem não a entende. Eu me emocionei, porque quando eu vi no semblante das crianças, elas sentindo um sentimento de igualdade com os demais. Isso é tudo que importa”, finalizou.


VEJA O VÍDEO:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress