Menu

Datafolha: 71% dos brasileiros veem Lula como candidato em 2026; e 67% acham que Bolsonaro deve desistir do pleito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pesquisa Datafolha divulgada no sábado mostrou que 71% dos brasileiros veem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com candidato à reeleição em 2026. O levantamento perguntou ainda se o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível após condenação do Tribunal Superior Eleitoral, deveria manter o plano de tentar se candidatar mesmo com sanção e 67% afirmaram que não.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de julho e ouviu 2.004 brasileiros com mais de 16 anos, em 130 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Anúncio

Entre o total de entrevistados que disseram ver Lula na próxima disputa presidencial, 54% preferiam que o petista também deveria desistir da empreitada. Entre os nomes apontados como plano B, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi que mais de destacou na preferência dos eleitores, passsndo de 18%, percentual que tinha na pesquisa de abril de 2024, para 26%. O ministro da Fazenda Fernando Hadda segue ainda sendo o político com mais apoio entre os eleitores da esquerda, com 29%, mas com uma queda acentuada de apoio, se comparado com o percentual de abril que era de 37%.

Os outros nomes que aparecem como opção são o da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que tem 9% de aprovação; o ministro da Casa Civil Rui Costa, com 6%; e a ministra de Secretaria de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann, que tem 3%. Outros 13% responderam não apoiar nenhuma das opções e 6% que não sabem.

Já na direita, a decisão tem Bolsonaro de se declarar candidato ao pleito de 2026 mesmo estando inelegível conta com o apoio de 30% dos entrevistados, enquanto 67% acreditam que deveria desistir e apoiar alguém no lugar e 3% disseram não saber responder.

Como principal opção para substituí-lo aparece a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 23%, seguida do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 21%. Depois vem o filho do ex-presidente Eduardo Bolsonaro, com 11%, o governador do Paraná Ratinho Jr. (PSD), com 10%, o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 9%, o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União), com 6%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 5%. Outros 8% disseram não apoiar nenhum nome e 7% afirmaram não saber responder.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.