Categorias: Acre

Casa do Oleiro resgata saber ancestral com mestre Francisco

Por
Da redação ac24horas

Na oitava noite da Expoacre 2025, a equipe do ac24agro visitou a tradicional Casa do Oleiro, localizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, para conhecer neste sábado, 02, de perto o trabalho do artesão Francisco.


Com décadas de experiência na arte de transformar barro em peças de cerâmica, ele compartilhou um pouco do seu processo artesanal, do momento em que retira a argila da terra até a finalização de suas obras.


Foto: frame/vídeo

Com simplicidade e orgulho, Francisco explicou como tudo começa com a extração do barro. “Nesse aí a gente sai o barro da terra mesmo, né? Porque acaba limpa a 60 centímetros, mais de 50 centímetros tem que acuberta a gente sai o barro”, detalhou.


Após a retirada, o barro passa por diversas etapas antes de chegar ao formato final. “O barro do outro passa no cilinho, aí seguida passando na maromba, aí quando nós passamos a primeira vez, aí vai passando na maromba de novo”, contou.


A produção envolve técnicas modernas e tradicionais. “A gente está sempre tentando trabalhar, já temos um torneiro elétrico, nós temos um torneiro manual, fazendo todos os tipos de estampas de barra e o material de produto”, explicou o oleiro.


Assista ao vídeo:


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas