Foto: Sérgio Vale
O secretário municipal de Assistência Social de Rio Branco e líder do Movimento de Direita do Acre (MDA), João Marcos Luz, afirmou neste domingo (3) que o grupo planeja uma manifestação para a próxima sexta-feira, 8 de agosto, data prevista para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado.
Segundo João Marcos, o objetivo do protesto será “desmascarar promessas” feitas por Lula durante sua passagem pelo Acre. Ele criticou, especialmente, a possível inclusão do estado na rota da Ferrovia Bioceânica.
“Ele está vindo aqui prometer o que não vai cumprir. A ferrovia que eles querem mesmo é de Santos ao Chile, passando por Mato Grosso e Argentina. Agora assinaram um acordo com a China para um estudo de dois anos e vêm aqui fazer promessas vazias. Vamos mostrar quem ele realmente é”, declarou.
João Marcos também afirmou que o presidente estaria usando a visita ao Acre para fins eleitorais, com o objetivo de fortalecer o nome do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, para as eleições futuras.
“O Lula quer apenas eleger Jorge Viana. Não vamos aceitar isso. Não vamos aceitar mentira. Vamos recebê-lo mostrando a verdade”, disse o líder do MDA.
Questionado sobre a forma como a manifestação deve ocorrer, João Marcos confirmou que o grupo pretende se posicionar onde houver atividades com a presença de Lula.
“A verdade precisa estar presente onde está a mentira. Enquanto a verdade não chega, a mentira permanece. Vamos nos fazer presentes para que a população entenda o que realmente está acontecendo”, afirmou.
O movimento, segundo ele, terá como lema “Fora Lula e Fora Moraes”, em referência também às críticas que o grupo mantém ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.