Foto: Jardy Lopes
Na penúltima noite da 50ª edição da Expoacre, realizada neste sábado (2), o chefe da Casa Civil de Rio Branco, Valtim José, conversou com a equipe do ac24horas e abordou diversos temas relacionados à gestão municipal, incluindo as mais de 100 obras em execução, o transporte público e uma eventual candidatura do prefeito Tião Bocalom ao governo do Estado.
Durante a entrevista, Valtim exaltou o empenho da atual administração e destacou a admiração pessoal que tem por Bocalom. “Eu confesso a você que me orgulho muito de ter um amigo como o prefeito Tião Bocalom. Porque a minha relação com ele não é política. É uma relação de pai para filho, pela qual tenho muito respeito e admiração. Ele sempre me cobrou muito, sempre me puxou a orelha. Sou muito grato a Deus por ter o Bocalom como um amigo, como um pai na minha vida”, afirmou.
Obras em andamento
Ao falar das obras, o chefe da Casa Civil ressaltou que a gestão tem trabalhado incansavelmente para cumprir os compromissos com a população. “Temos diversas obras em andamento. Algumas já foram inauguradas, mas no segundo mandato temos projetos importantes, como o Elevado, o Supermercado Elias Mansur e também creches que serão inauguradas. É um desafio dia e noite. Bocalom é um homem muito trabalhador, arrojado, acorda cedo, não tem hora para parar. É uma pessoa que nos orgulha”, disse.
Um dos principais gargalos enfrentados pela capital, o transporte público, também foi tema da conversa. Valtim informou que o processo licitatório para melhoria do sistema está em curso, mas ressaltou os entraves burocráticos. “Hoje, no Brasil, licitação é uma burocracia. Claro que isso demora um pouco, mas acaba beneficiando o gestor, porque antigamente tudo era feito de qualquer jeito, e os órgãos de controle ficavam no encalço. Hoje, há um cuidado maior. Temos desafios e lutas com as empresas, mas acredito que vamos superar isso no momento certo”, afirmou.
Questionado sobre uma possível candidatura de Tião Bocalom ao governo do Acre, Valtim não descartou a possibilidade. “Evidentemente que o Bocalom já foi candidato a governador diversas vezes. Ele é uma pessoa muito conhecida e popular no estado. Mas acredito que, neste momento, o foco é concluir as obras. A questão de candidatura deve ser discutida mais adiante. A união é fundamental para superar os obstáculos, inclusive dentro da gestão pública”, pontuou.
Foto: Jardy Lopes
Sobre o desempenho da atual administração, Valtim avaliou que, apesar das dificuldades, os avanços foram significativos. “Os desafios diários eram monstruosos, mas conseguimos superar. Os acertos se refletem na reeleição do prefeito Bocalom. Claro que ainda há muito o que fazer em Rio Branco. Todo gestor que assumir qualquer pasta precisa entender que não resolverá tudo de uma vez. Sempre haverá gargalos, inovações e desafios”, disse.
O chefe da Casa Civil também comentou sobre mudanças na articulação política da Prefeitura. “Em breve, a gente terá um outro nome para tocar a nossa articulação política”, adiantou.
Por fim, ao ser questionado sobre uma eventual candidatura própria nas eleições futuras, Valtim deixou a porta aberta. “Eu sou um soldado. Gosto de respeitar os líderes. Venho de uma família cristã que sempre me ensinou a obedecer. Então, o que o prefeito Bocalom — que é o meu líder — determinar, a gente está pronto para a guerra. Sou soldado”, concluiu.