Categorias: Blog do Crica

Sme ranço político

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O presidente da APEX, senador Jorge Viana descartou ontem ao BLOG a hipótese do presidente Lula não abrir agenda para um encontro com o governador Gladson Cameli, durante a visita presidencial ao Acre no próximo dia 8. “Por respeito ao cargo e ao povo do Acre, o Gladson será a primeira pessoa a ser procurada pelo Lula, não existe hipótese do encontro ficar fora da agenda do presidente”, destacou Jorge Viana. Também, descartou que no roteiro da viagem do Lula, sua presença no Acre se resuma a reuniões com a militância partidária, mas que será extensiva ao empreendedorismo. Na visão de Viana não pode prevalecer o extremismo ideológico numa agenda presidencial. Lula ficará no Acre das 9 às 13 horas do dia 8.


LAÇO DE OURO


Empresário do ramo de rodeios disse ontem ao BLOG estar de queixo caído com a gula exigida de 30%. Onde aconteceu isso? Numa cidade da Região Norte. Não posso ir, além disso. E a fonte não se revela. Mas que vai acabar na justiça, isso vai.


PODE DAR GAME


A médica Rejane Veloso admitiu ontem ao BLOG estar seu nome em discussão no grupo político que integra, para ser candidata a deputada federal. Pode dar game. É uma mulher preparada e com experiência nas campanhas do marido e deputado federal Eduardo Veloso (UB). Sua base é o sistema estadual de Saúde.


OUTRA DISCUSSÃO


Também, se encontra em discussão no grupo Veloso a candidatura do deputado federal Eduardo Veloso (UB) ao Senado. Sua candidatura buscaria ser o segundo voto da vice-governadora Mailza Assis (PP), que em 2026 estará no comando da máquina estatal disputando um novo mandato. Quando se diz que o cenário de 2026 não está formado, é porque a política é dinâmica, muda ao sabor do momento. Ou seja: o jogo está aberto.


BURACO MAIS EMBAIXO


Numa candidatura ao Senado o buraco é mais embaixo. Não é como ser candidato a deputado federal, onde você segmenta a campanha. O candidato a senador terá que ter votos de Marechal Thaumaturgo à Assis Brasil. Isso é que o deputado federal Eduardo Veloso (UB) tem que levar em conta antes de bater o martelo para disputar o Senado. Sem falar que tem um mandato mal divulgado e precisa ter posicionamentos políticos mais firmes.


CABEÇA DE BAGRE


Quer dizer que querem transferir a EXPOACRE para uma área próxima da Cidade do Povo, dominada pelo crime organizado? Quem foi o cabeça de bagre que teve a nada luminosa idéia?


O POVO NÃO DISPENSA…


Encontrei ontem três deputados da base do governo conversando no hall da ALEAC e entrei no papo. Após as opiniões políticas, um deles ao se despedir, saiu com essa: “Vou ali ver se a namorada do Gladson consegue uma CEC para um apoiador meu”. Não teve quem não desabasse numa risada. O povo não dispensa uma piada.


VOZ DO EMPREENDEDORISMO


A candidatura à reeleição do deputado federal José Adriano (PP) é importante por ser uma voz do empreendedorismo, que gera emprego e renda. Foge do
rame-rame da política que em nada colabora como desenvolvimento do estado. É justo postular novo mandato.


RASTEIRA DE FOGO AMIGO


Um político da velha guarda tentou dar um golpe no senador Sérgio Petecão (PSD), tentando lhe tirar a indicação do cargo do Ministério da Pesca no Acre. Até em Brasília os muros são baixos. Claro que não conseguiu, ficou na tentativa de rasteira de fogo amigo.


FOI DE COMEMORAÇÃO


O resultado da pesquisa do DELTA foi visto com comemoração no grupo da vice-governadora Mailza Assis. O que disse ontem ao BLOG um político próximo a ela: “No início da pré-campanha tínhamos 3%, hoje encostamos nos quase 14%; ela tem baixa rejeição, a campanha não começou e ela ainda não está com a chave da máquina do governo, o que acontecerá em abril. Vai para as cabeças no próximo ano”.


LIDERANÇA MANTIDA


O grupo do senador Alan Rick (UB) até o fechamento do BLOG não se manifestou a respeito do resultado da pesquisa do DELTA, mas o sentimento político deve ter sido de alegria, por ele continuar na liderança das pesquisas e bem na frente dos adversários.


NÃO ABRIU VANTAGEM


A pesquisa não mostrou o principal argumento do pessoal do prefeito Tião Bocalom, que era estar distanciado da vice-governadora Mailza Assis, para justificar sua candidatura única pelo grupo no poder. Esperava que a Mailza batesse nos 3% e ela veio beirando os14% pontos percentuais.


JOGO ABERTO


Deixando a pesquisa do DELTA de lado, o jogo para o governo está completamente aberto. Estamos há mais de um ano da eleição, as composições políticas não aconteceram, a campanha não começou, e não sabemos nem como estará o cenário em 2026.


NADA MUDOU


Para o Senado, o Gladson Cameli continua liderando, mesmo em números mais baixos; com o Jorge Viana em segundo e os demais candidatos com números próximos do JV.


PESQUISA NO FORNO


Na próxima terça-feira vamos ter uma pesquisa do instituto Data-Control sobre a situação eleitoral para o Governo e o Senado na capital. Será em Rio Branco onde será travada a mãe de todas as batalhas eleitorais, e onde será definida a eleição para governador e senador. Quem ganha bem na capital, dificilmente perde a eleição.


NADA ALVISSAREIRA


Caso a médica Rejane Veloso confirme a sua candidatura a deputada federal, será uma notícia nada alvissareira para o candidato Pedro Pascoal, que não correria mais só na área de saúde para a Câmara Federal. Teria uma concorrente de peso.


NÃO GANHA ELEIÇÃO


O senador Sérgio Petecão (PSD) não se preocupa com pesquisa, e tem como argumento que, elas não ganham a eleição. Tem razão, poderia citar dezenas de casos em que líderes de pesquisas para o governo, prefeitura e para senador perderam. Na última disputa para prefeitos, então, choveram exemplos de líderes das pesquisas que foram derrotados. Dois exemplos: o Zequinha Lima, em Cruzeiro do Sul; e o Tião Bocalom, em Rio Branco, pelas pesquisas não teriam sido eleitos.


GERA RENDA EMPREGO


Mesmo continuando ser o grande arraial de sempre, a EXPOACRE gera renda e emprego durante a sua realização. Por isso, ela é importante.


COMPARANDO PESQUISAS


A pesquisa realizada entre 19\28 de fevereiro o Alan Rick (UB) tinha 40.88%; Tião Bocalom 26.61% e a vice-governadora Mailza Assis apareceu com 12.88%. Nessa pesquisa de 25\31 de julho, Alan Rick (UB) veio para 36,75%; Tião Bocalom veio para 19.62% e Mailza Assis foi para 13.63%. A grande surpresa na pesquisa foi o médico Thor Dantas, que pode ser o candidato a governador dos grupos progressistas, aparecer com 4% sem ter seu nome divulgado massivamente pela mídia.


FRASE MARCANTE


“Quando a cama quebra, temos o chão para dormir”. Ditado indiano


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge