Menu

Olimpíadas de Educação Financeira poderá ser estendida ao Ensino Fundamental I

Foto: frame/vídeo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante a programação da Expoacre 2025, realizada nesta sexta-feira (1), o repórter David Medeiros entrevistou o empresário Marcelo Moura, vice-presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), que falou sobre a ampliação do projeto Olimpíadas de Educação Financeira no estado.


Segundo Moura, a iniciativa tem como objetivo combater o alto índice de endividamento das famílias acreanas e brasileiras. “Hoje, 83% das famílias estão endividadas e 40% já estão inadimplentes. Precisamos encontrar formas de ajudar a população a sair desse ciclo vicioso. A educação financeira é uma dessas ferramentas”, afirmou.


O projeto já está em andamento no Ensino Fundamental II da rede estadual, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Acre. Durante o evento, no entanto, um novo passo foi anunciado: a assinatura de um protocolo de intenções com a Prefeitura de Rio Branco para estender o ensino de educação financeira às escolas da rede municipal, iniciando pelo Ensino Fundamental I. “Esse protocolo abre a possibilidade de, já no próximo ano, inserirmos na grade curricular do Ensino Fundamental I materiais lúdicos que despertem o interesse das crianças pela educação financeira. Queremos que, ao chegarem ao sexto ano, esses alunos já tenham familiaridade com o tema”, explicou Moura.

Anúncio


A implementação do projeto dependerá da aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal de Rio Branco, autorizando a entrada do programa nas escolas municipais. O movimento é liderado pela iniciativa Cidadania Empreendedora, que reúne voluntários e especialistas em educação financeira.


Além disso, o projeto disponibiliza conteúdos educativos por meio do site cidadaniaempreendedora.com.br e no perfil do Instagram @ed.financeira25, onde são divulgados materiais voltados à formação de hábitos saudáveis de consumo, criação de reserva de emergência e planejamento financeiro familiar.


“Estamos transferindo conhecimento desde cedo, para que as crianças possam ajudar suas famílias a reduzir o endividamento desnecessário e se projetarem melhor para o futuro”, destacou Marcelo Moura.


Assista ao vídeo:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress