Categorias: Política

Nicolau celebra 50 anos do TRE-AC e reforça confiança na Justiça Eleitoral

Por
Saimo Martins

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior (PP), participou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, da cerimônia em comemoração aos 50 anos de instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Durante o evento, o parlamentar foi homenageado com a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Acre e enalteceu o papel da instituição na consolidação da democracia no estado.


Compromisso com a democracia

“É uma grande honra poder participar hoje desta celebração dos 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre”, afirmou Nicolau. Em seu discurso, ele destacou sua vivência como presidente do Legislativo e como cidadão acreano, ressaltando a seriedade da atuação da Justiça Eleitoral e sua importância para o fortalecimento das instituições democráticas.


O deputado lembrou os desafios enfrentados pelo TRE-AC para garantir o direito ao voto em comunidades de difícil acesso, como Foz do Breu, Restauração e Icuriã. “Sei a dificuldade que é chegar até essas regiões. Porém, o TRE, com seu quadro qualificado de servidores, tem vencido esses obstáculos para levar cidadania, fazer o cadastramento de eleitores e garantir o voto livre e consciente”, destacou.


Nicolau Júnior também fez referência aos projetos de educação política desenvolvidos pela Justiça Eleitoral acreana, como o programa “Jovem Parlamentar Acreano” — uma parceria entre o TRE, a Aleac e a Secretaria de Estado de Educação. “Desde 2017, essa iniciativa tem despertado nos jovens o interesse pela participação ativa na política e promovido a conscientização sobre o processo eleitoral e o papel dos parlamentares”, pontuou.


O parlamentar elogiou ainda a contribuição do TRE-AC em nível nacional, mencionando a criação do aplicativo e-Título, ferramenta digital desenvolvida no Acre e que hoje beneficia milhões de eleitores em todo o Brasil.


Ao final de sua fala, Nicolau Júnior reafirmou sua confiança na integridade do sistema eleitoral brasileiro. “Ainda existem ataques ao processo eleitoral, inclusive vindos de dentro do meio político. Mas posso afirmar, por experiência própria, que o sistema brasileiro é um dos mais modernos e seguros do mundo. Não podemos compactuar com retrocessos. É pra frente que se anda”, concluiu.


Compartilhe
Por
Saimo Martins