Um levantamento realizado pela Serasa revelou que 8.877 estudantes de Roraima possuem dívidas em aberto com instituições de ensino superior privadas. O estudo mostra ainda que ao menos quatro em cada dez universitários precisaram interromper os estudos por conta da inadimplência.
Segundo os dados, 34% dos estudantes endividados acumulam débitos superiores ao valor de cinco mensalidades, sendo que 32% dessas dívidas estão atrasadas há mais de dois anos.
Em todo o Brasil, mais de 2,8 milhões de universitários enfrentam a mesma situação. Entre os principais motivos para o endividamento, os estudantes apontam o desemprego, problemas familiares e queda na renda. A pesquisa também indica que 62,3% dos inadimplentes possuem outras pendências financeiras, como dívidas com cartão de crédito, contas básicas e empréstimos pessoais.
Apesar do cenário preocupante, 64% dos estudantes ouvidos afirmam ter esperança de conseguir negociar as dívidas nos próximos dois anos.
A Serasa oferece oportunidades de renegociação com 77 instituições de ensino superior por meio da plataforma Serasa Limpa Nome. As ofertas e condições podem ser consultadas nos canais oficiais da empresa e as negociações podem ser feitas de forma totalmente online.