Foto: Sergio Vale/ac24horas
O governador Gladson Cameli mostrou uma faceta política esta semana, que o distancia do extremismo político, seja de esquerda ou de direita. Deu duas declarações que desgostaram os políticos extremistas de direita e que ainda acham ser a terra plana – os bolsonaristas. A primeira é que vai receber o presidente Lula no Acre com tapete e com uma gravata vermelha. E a segunda que não apoiará para a presidência ninguém da família Bolsonaro, seja um dos seus filhos ou sua mulher Michelle Bolsonaro. O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível duas vezes e tende a ser condenado à prisão antes da eleição do próximo ano. As duas declarações foram dois chutes certeiros no grupo bolsonarista radical e no extremismo ideológico que tanto mal faz ao Brasil. Os bolsonaristas do estado devem estar até agora se retorcendo de raiva.
NÃO JOGUEM COM A HIPÓTESE
Não joguem com a hipótese da vice-governadora Mailza Assis abandonar a sua candidatura ao governo para ser substituída pelo prefeito Bocalom ao longo da campanha. A turma no Bocalom aposta nisso. Aposta errada, ela não é candidata, mas candidatíssima. Só depende dela.
ÚNICA CERTA
Até o momento – está na reta final do processo – a única Federação que pode ser considerada como certa, é a que envolve o PP e o União Brasil, que estará concluída até o fim do ano. E com uma chapa para deputado federal forte e fechada. As outras federações anunciadas não vingaram.
TIRO NO PÉ
Todas as últimas pesquisas feitas sobre o tarifaço do Trump tiveram alta rejeição no Brasil. E, em todas, o Lula apareceu liderando a corrida para a presidência. Isso mostrou que os bolsonaristas deram um tiro no pé ao imaginar que o tarifaço obrigaria o STF a anular todos os processos contra o Bolsonaro e lhe tornar elegível. Não somos uma colônia dos EUA. Não avaliaram isso antes de colaborar com a tentativa de chantagem.
NADA CONTRA PESSOAS
Quando se critica um ato de um Conselheiro do TCE não se critica a pessoa, mas a ilegalidade da medida tomada. Nas duas vezes que o TCE tentou ultrapassar sua competência, foi barrado pelo Tribunal de Justiça, STF e mais recentemente pelo próprio pleno do TCE-AC. Não se trata de nenhuma perseguição da imprensa. E nada que queira diminuir a importância do TCE e sua respeitabilidade. Que isso fique claro.
MELHOR FRASE
A melhor frase sobre a última eleição para a prefeitura de Rio Branco, é de autoria do ex-deputado federal João Correia (MDB), importante cabeça branca do partido: “O PT derrotou o Marcus Alexandre”. Refere-se a nada ter sido feito pelo PT junto ao governo federal para o empréstimo dos 14 milhões de reais não ser liberado há 15 dias da eleição, o que embalou frentes de asfaltamento e a vitória do Boca. Concordo com o Correia.
DERAM UMA BRECADA
As declarações incisivas do governador Gladson Cameli a favor da candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo, deram uma clara brecada no movimento do prefeito Tião Bocalom, que aspirava ser candidato ao governo com o aval do Cameli. Se quiser ser candidato, terá que enfrentar a máquina estatal.
VAI TER QUE PULAR
O presidente do PODEMOS, Ney Amorim, se quiser disputar a eleição de forma competitiva terá que se agasalhar em outro partido, porque encontrará séria dificuldade em montar chapa própria que possa servir de escada para se eleger. A chapa precisaria ter em torno de 50 mil votos, e o Ney já não é a liderança de outrora. O problema é que não quer perder o Fundo Eleitoral do PODEMOS.
VOO CEGO
É um excelente nome, mas não creio que a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) disputará o Senado, com o MDB sem um candidato forte ao governo e sem chapa competitiva para deputado federal. Seria como fazer o chamado voo cego de pura aventura.
O POVO GRITA
Virou moda em Cruzeiro do Sul moradores da zona rural montarem acampamento na sede da prefeitura com redes e tudo a que tem direito, para protestar contra o prefeito Zequinha Lima, pelo abandono dos ramais. O Zequinha ganhou a eleição na chamada bacia das almas e ao que estes movimentos apontam, precisa melhorar muito a sua gestão.
VAI ENTRAR PARA A HISTÓRIA
O governo através do secretário de Educação, Aberson Carvalho, tem em pauta chamar em janeiro do próximo ano 3 mil aprovados do último concurso do órgão. Será o maior chamamento de servidores concursados, um fato que entrará para a história. Deve ser um dos últimos atos do governador Gladson Cameli, que se afastará em abril para ser candidato ao Senado.
SÍNDROME DO CAFÉ FRIO
O governador Gladson Cameli vai sentir o que todos os ex-governadores sentiram nos últimos dias de mandato: quando o tradicional cafezinho começa a ser servido frio. Muitos dos que hoje lhe bajulam, quando deixar o poder acaba o paparico da turma do gargarejo. E será mais um na multidão na busca de votos para voltar a ser senador. É uma realidade política.
NÃO VAI ENFRENTAR
Com a chapa pesada de seis deputados federais da Federação PP-União Brasil, é muito improvável que a ex-prefeita Fernanda Hassem(PP), seja candidata a deputada federal pelo grupo. A não ser que queira apenas fazer figuração na eleição. Apenas os deputados Roberto Duarte (Republicanos) e Antônia Lúcia (Republicanos), não estão nessa Federação.
NÃO APOSTARIA CONTRA
Não apostaria contra. Acho que o senador Márcio Bittar (vai para o PL) tende a formar uma chapa forte para a Câmara Federal. Se o prefeito Bocalom disputar o governo, a dificuldade será maior; se o Boca não for candidato, sua missão ficará mais fácil. É o jogo que será jogado.
TRUNFO MAIS FORTE
A deputada federal Socorro Neri (PP) – a mais votada da última eleição, tem os seus méritos políticos; mas o seu trunfo mais forte para a reeleição, está em ter na articulação, quem sabe mexer como poucos o doce numa campanha, o secretário de Educação, Aberson Carvalho.
CEDO PARA MOSTRAR A CARA
O senador Alan Rick (UB) está correto em ficar afastado dos debates políticos. Quem tem que correr para ajustar a campanha é quem se encontra no poder, não é o seu caso, oposição ao grupo que se encontra no comando do estado.
DEIXA O CARA SER FELIZ
Tenho lido ataques grosseiros contra o prefeito Tião Bocalom, por ele se mostrar amoroso com a esposa Kellen Nunes nas redes sociais, lhe beijando e dando flores. Pode-se criticar o homem público, nunca, a sua família. Deixem o homem ser feliz à sua maneira. Como dizia o poeta Vinícius de Moraes -….Que o amor seja infinito enquanto dure….
FRASE MARCANTE
“A ignorância é a maior multinacional do mundo”. Do craque do jornalismo, o saudoso jornalista Paulo Francis.