Menu

Maioria dos brasileiros avalia que Trump erra ao pedir fim de julgamento de Bolsonaro, mostra Datafolha

Trump, Lula e Bolsonaro: carta de presidente americano escalou crise entre Brasil e EUA — Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais da metade dos brasileiros (57%) avalia que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está errado ao pedir que o Judiciário brasileiro pare o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira. Já 36% dos entrevistados afirmam que o americano está certo. Outros 7% não souberam opinar.


O Datafolha fez 2.004 entrevistas em 130 municípios entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa informou que um dos motivos apontados por Trump ao anunciar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros é o julgamento de Bolsonaro. Os pesquisadores, então, questionaram se o presidente dos EUA estaria certo ou errado.


O levantamento mostra que, entre bolsonaristas, o resultado se inverte. Na parcela de eleitores do ex-presidente em 2022, dois terços (66%) avaliam que Trump está correto. Já 28% afirmam que ele está errado, e 6% não opinaram.

Anúncio


Entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 82% dizem que Trump está errado, e 13% acham que está certo. Outros 5% disseram não saber.


O Datafolha também questionou se Bolsonaro está sendo perseguido e injustiçado pelo Judiciário brasileiro. Este foi um dos argumentos que Trump defendeu na carta anunciando o tarifaço contra o Brasil.


Neste caso, 50% dos brasileiros responderam que não. Já 45% avaliam que o ex-presidente está sendo perseguido e injustiçado, e 5% não opinaram.


O recorte de gênero mostra que a parcela de homens que veem Bolsonaro sendo perseguido é 48%, ante 41% de mulheres. Já na faixa de 16 a 24 anos, o índice é de 37%.


A segmentação por renda indica que 59% das pessoas entre cinco e dez salários mínimos avaliam que Bolsonaro sofre perseguição. A percepção cai para 42% entre os mais pobres, com renda de até dois salários mínimos, e para 45% entre quem recebe entre dois e cinco salários.


Em março, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a trama golpista e tornou réus Bolsonaro e sete aliados por tentarem dar um golpe de estado. Eles respondem por cinco crimes, entre eles tentativa de Golpe e organização criminosa.


Impacto econômico


A pesquisa mostra também que 89% dos brasileiros acreditam que o tarifaço vai prejudicar a economia brasileira.


Veja os números:


• Vai prejudicar muito: 66%;
• Vai prejudicar um pouco: 23%;
• Não irá prejudicar: 7%;
• Não sabem: 4%.


De acordo com o Datafolha, 92% dos entrevistados que dizem ter votado em Bolsonaro em 2022 afirmam que o tarifaço vai prejudicar a economia brasileira. Já 87% dos eleitores de Lula têm o mesmo entendimento.


Quase três quartos dos brasileiros (72%) consideram que Lula deveria negociar para tentar convencer os EUA a mudarem de ideia sobre o tarifaço, enquanto 15% disseram que o Brasil deveria taxar igualmente os produtos americanos importados. Já 6% avaliam que todas as condições exigidas por Trump deveriam ser atendidas.


Veja os números:


• Negociar para tentar convencer o presidente dos EUA a mudar de ideia: 72%;
•Taxar igualmente os produtos dos EUA vendidos no Brasil: 15%;
•Atender todas as condições exigidas pelo governo dos EUA: 6%;
•Não sabem: 7%.


Entre os que defendem que o Brasil acate as imposições de Trump, 13% foram eleitores de Bolsonaro em 2022, e 1% de Lula.


Com informações do O Globo


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress