O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) divulgou o último informe diário sobre o sarampo no Acre. Até o momento, foram notificados 30 casos suspeitos da doença no estado ao longo de 2025. Desses, 23 foram descartados após investigação, enquanto sete seguem em análise laboratorial. Não há, até o momento, casos confirmados.
Os dados constam no boletim emitido em conjunto com a Divisão de Imunização e Rede de Frio e o Núcleo de Doenças Imunopreveníveis. A vigilância é realizada por meio do monitoramento contínuo da circulação do vírus e da cobertura vacinal.
Casos por município
Rio Branco e Brasiléia lideram em número de notificações, com seis casos cada. Na capital, quatro foram descartados e dois seguem em investigação. Em Brasiléia, três casos foram descartados e os outros três ainda estão sob análise.
Outros municípios que registraram casos suspeitos foram Cruzeiro do Sul (5), Porto Acre (3), Acrelândia (2), Assis Brasil (2), Epitaciolândia (2), Sena Madureira (2) e Feijó (1). Todos os casos em Assis Brasil, Epitaciolândia e Sena Madureira já foram descartados. Um caso também foi notificado em Cobija, na Bolívia, mas também foi descartado.
No esforço de intensificação da campanha vacinal contra o sarampo, foram distribuídas, entre os dias 24 de junho e 29 de julho, um total de 67.890 doses. Desse total, 58.890 correspondem à vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e 9.000 à vacina dupla viral (sarampo e rubéola).
Até o dia 30 de julho, o estado havia aplicado 21.806 doses, sendo 20.920 da tríplice viral e 886 da dupla viral. A campanha segue em andamento nos municípios com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e impedir a reintrodução do vírus no Acre.