A Polícia Civil de Roraima (PCRR), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC) deflagrou a Operação Vitrine Fake, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza e Horizonte, no Ceará. A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Ceará (PCCE).
O alvo da operação foi um casal investigado por aplicar golpes por meio de um perfil falso no Instagram, identificado como @rr_importss___, que acumulava mais de 100 mil seguidores. Segundo as investigações iniciadas em fevereiro e conduzidas pelo delegado Eduardo Patrício, os suspeitos — uma jovem de 19 anos e um homem de 23 — anunciavam a venda de celulares, especialmente iPhones, com preços abaixo do mercado e promessa de entrega imediata. Após o pagamento, os produtos não eram entregues às vítimas, configurando crime de estelionato eletrônico.
Duas vítimas de Roraima registraram boletins de ocorrência, o que levou à abertura de inquérito policial. A apuração revelou que o golpe também atingiu pessoas nos estados do Pará e de Pernambuco.
Durante a operação, dispositivos eletrônicos foram apreendidos e serão encaminhados à perícia. A Justiça determinou ainda a suspensão do perfil usado no esquema fraudulento.