Categorias: AmazonasRegião Norte

Operação “Militia” prende policiais suspeitos de integrar milícia e praticar crimes em Manaus

Por
Terezinha Moreira

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação Militia, que prendeu oito policiais militares e um perito da Polícia Civil suspeitos de envolvimento com milícia, roubo, extorsão e sequestro em Manaus. A ação foi coordenada pela 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial, com apoio das polícias Civil e Militar e do Gaeco.


Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em residências dos investigados e no Batalhão da Força Tática, na zona sul da capital.


As investigações começaram após o sequestro de um homem no bairro Manoa, em fevereiro deste ano, caso registrado por populares e amplamente divulgado pela imprensa. A apuração revelou outros dois crimes semelhantes, com prejuízo estimado em R$ 300 mil às vítimas.


Segundo o MP, o grupo abordava pessoas supostamente ligadas ao crime, exigia dinheiro e roubava bens como joias e veículos. A operação visa rastrear o destino dos valores e identificar novos envolvidos.


Durante a ação, foram apreendidos 14 pistolas, um revólver, três fuzis, um fuzil de airsoft, 653 munições, 14 celulares, três carros e R$ 10.695 em dinheiro. As armas serão periciadas e inseridas no Banco Nacional de Balística para apurar ligação com homicídios.v


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira