Categorias: Acre 01

Prefeito Maxsuel Maia convida empresas para 1ª feira de agronegócios em Xapuri

Por
Da redação ac24horas

Na noite desta quarta-feira, 30, durante visita à 50ª edição da Expoacre, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia (PP), concedeu entrevista ao ac24horas e falou sobre sua presença no evento, os preparativos para a primeira edição da ExpoXapuri e os desafios enfrentados no início de sua gestão.


Maxsuel explicou que sua presença na Expoacre tem um objetivo claro: divulgar a ExpoXapuri, feira de negócios e entretenimento que será realizada entre os dias 4 e 7 de setembro. “Acabei de gravar um vídeo ali fora, dizendo: olha, eu estou aqui em Rio Branco hoje, na Expoacre, e o principal objetivo nem é ir para o show do Matheus & Kauan. A gente vem em busca de divulgar a ExpoXapuri”, afirmou.


O prefeito contou que a feira nasce da ausência da tradicional Xapuri Rural Show, antes organizada pelo sindicato dos produtores rurais. “Esse ano o sindicato decidiu que não iria realizar mais a feira. E aí a população de uma hora para outra já se viu órfã da feira de Xapuri, que já era tão tradicional. A gente procurou o governo do Estado, procurou os parceiros, entre eles o Sebrae e com essa parceria estabelecida, decidimos que era possível sim fazer a ExpoXapuri”, destacou.


Foto: Jardy Lopes

“Vamos ter lá duas atrações nacionais. No dia 4 de setembro, que é uma quinta-feira, véspera de feriado, a gente abre a nossa feira com o show do Marcynho Sensação. Na sexta-feira, dia 5, começa o rodeio. No sábado, dia 6, vamos ter o show do Ralf, da célebre dupla Christian & Ralf. E no domingo, as finais do rodeio. Então tem uma programação completa”, pontuou.


Maxsuel também destacou a importância de atrair empreendedores e expositores para a feira.”A gente espera, com a ExpoXapuri, mostrar o potencial que a nossa cidade tem para organização de feiras, de eventos e celebração de negócios. Nós temos o segmento do agro muito forte, a pecuária, a agricultura familiar. Estamos vivendo, na região do Alto Acre, um boom das culturas do café, do cacau, entre outras”, destacou.


A intenção, segundo ele, é diversificar os setores envolvidos nessa feira que será a primeira edição da ExpoXapuri. “Vai ter concessionária de veículo vendendo carro, moto, máquina. Vai ter expositor de café e cacau vendendo muda. É uma oportunidade única da gente mostrar para o Acre, para o Brasil e para o mundo a nossa capacidade de organizar um evento de tamanha magnitude”, salientou.


Foto: Jardy Lopes

Por ser a primeira edição, os dados de impacto ainda estão sendo estruturados. “Quando procuramos o Sebrae, foi também em busca de apoio técnico, para traçar metas e expectativas. Não faz sentido fazer um investimento desse, captar expositores, preparar toda a estrutura, e não conseguir quantificar o resultado. Estabelecemos essa cooperação técnica com o Sebrae, e o estudo ainda está sendo feito”, ressaltou.


Maxsuel reforçou que, a partir do próximo ano, será possível fazer comparações e ampliar metas. “A ideia é que, no ano que vem, a gente possa dizer: no ano passado movimentamos X, esse ano queremos movimentar 2X. Sempre querendo transformar a ExpoXapuri em um evento cada vez melhor e maior”, acrescentou.


Foto: Jardy Lopes

Sobre sua gestão, que está prestes a completar oito meses, o prefeito relatou as dificuldades enfrentadas pela ausência de uma transição administrativa. “Assumimos meio que no escuro, sem saber o que tinha, sem saber os números, se havia contratos, dívidas. Tivemos que entender como estava a máquina administrativa, estamos entrando para o oitavo mês, mas já estamos muito satisfeitos com o que fizemos e mais ainda com o que vamos fazer. Temos uma equipe muito boa, todo mundo bem-intencionado. Temos um plano de governo bem definido e sabemos a Xapuri que queremos entregar ao final do mandato”, finalizou.


ASSISTA ENTREVISTA:


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas