O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, conversou com a reportagem do ac24horas nesta terça-feira (29), durante a 50ª edição da Expoacre. Ele destacou que toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está presente no parque de exposições, oferecendo atendimento diário e promovendo campanhas de conscientização.
“Isso é um pedido do nosso prefeito Bocalom, para que estivéssemos com uma presença forte aqui na feira, que celebra 50 anos de história. É um evento esperado por toda a população. Além dos serviços básicos, temos uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos todos os dias, prontos para atender qualquer eventualidade com os visitantes”, afirmou o secretário.
Rennan também informou que a secretaria está realizando campanhas de vacinação, com foco especial na prevenção ao sarampo. A população pode aproveitar a presença da Semsa na feira para atualizar sua caderneta de vacinação.
Além disso, a secretaria tem promovido campanhas temáticas diárias no local. No primeiro dia da Expoacre, por exemplo, foi realizado o “Dia Livre da Dengue”, com ações de inspeção conduzidas por agentes de endemias em todo o parque, além de orientações ao público. “Ontem tivemos um momento muito interessante, abordando a importância da saúde mental. Aproveitamos para apresentar todos os serviços que a nossa rede oferece nessa área”, destacou.
Nesta terça, o tema abordado pela Semsa é o bem-estar. A secretaria disponibiliza no estande diversas práticas integrativas e complementares já ofertadas na rede municipal de saúde, como aromaterapia, auriculoterapia e aplicação de ventosas.
“Esses serviços melhoram o atendimento, especialmente na área da saúde mental. É um trabalho que já realizamos ordinariamente, mas que muitas vezes a população desconhece. A feira é uma oportunidade de mostrar o que o município tem feito para melhorar a saúde das pessoas”, explicou.
Para esta quarta-feira (30), Rennan anunciou a campanha “Petinder”, uma iniciativa da Semsa, em parceria com o setor de Zoonoses. A proposta é promover a adoção responsável de animais resgatados das ruas.
“O Petinder é como um ‘Tinder’ para animais. A equipe de Zoonoses realiza um trabalho essencial de resgate e recuperação de cães e gatos abandonados. Esses animais são tratados e preparados para adoção. Amanhã, traremos 16 animais saudáveis e prontos para ganhar um novo lar”, explicou.
O secretário reforçou que qualquer pessoa interessada em adotar um animal poderá comparecer ao estande da Semsa, portando apenas um documento de identidade. “Vamos estar com a equipe pronta para fazer todos os trâmites burocráticos. Nossa expectativa é que esses 16 animais encontrem um novo lar, com donos que ofereçam carinho e cuidado”, concluiu.
Assista ao vídeo: