Foto: Whidy Melo/ac24horas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (29), um alerta amarelo para chuvas intensas em todo o estado do Acre. O aviso, válido até as 10h de quarta-feira (30), prevê pancadas de chuva com acumulados entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm ao longo do dia. Além disso, há previsão de ventos fortes, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h.
Classificado como de “perigo potencial”, o alerta indica baixo risco de transtornos, como quedas de galhos, alagamentos, interrupções no fornecimento de energia ou descargas elétricas. Ainda assim, a população deve permanecer atenta e adotar medidas de segurança.
Precauções recomendadas pelo Inmet
– Evite abrigar-se sob árvores, devido ao perigo de quedas e raios;
– Não estacione veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser danificadas pelos ventos;
– Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas durante as chuvas, para evitar danos por descargas elétricas.