O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, destacou nesta terça-feira (29) os avanços na realização de cirurgias no Acre, com foco na estrutura da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) e na ampliação dos mutirões cirúrgicos no interior do estado.
Segundo a gestão estadual, nos primeiros seis meses de 2025 já foram realizadas mais de 7 mil cirurgias em todas as regionais, por meio do programa Opera Acre.
Pascoal ressaltou que o centro cirúrgico da Fundhacre, em Rio Branco, passou recentemente por uma reforma e atualmente conta com oito salas operando em plena capacidade.
“O centro cirúrgico da Fundhacre está estruturado. Fizemos uma reforma há cerca de três meses e hoje temos oito salas funcionando todos os dias da semana. As cirurgias de alta complexidade são priorizadas aqui”, afirmou.
De acordo com o secretário, os mutirões realizados no interior têm foco em procedimentos de menor complexidade, voltados a pacientes que não necessitam de suporte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos priorizando as cirurgias de alta complexidade em Rio Branco. Com isso, as equipes estão concentradas em dar vazão à demanda. A procura é grande, mas o esforço dos profissionais tem sido notável para atender no menor tempo possível”, concluiu.