Uma operação policial interceptou uma carga de cocaína e maconha avaliada em aproximadamente R$ 50 milhões que seguia pelo rio Solimões em direção a Manaus. A apreensão ocorreu nas proximidades de Manacapuru (AM), no interior do estado.
Ao todo, foram apreendidos, por equipes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da Delegacia Fluvial (Deflu), mil tabletes de drogas, sendo 591 de cocaína e o restante de maconha do tipo skunk.
De acordo com as investigações, a droga saiu da região do Peru e utilizava rotas fluviais pelo interior do Amazonas para chegar à capital. A ação contou com o uso de equipamentos de visão noturna e tecnologia de imagem térmica, fundamentais para localizar o grupo.
A droga estava escondida em um “rabetão”, tipo de embarcação comum na região amazônica. Apesar da tentativa de camuflagem na mata, os policiais conseguiram identificar a embarcação e seus ocupantes.
Quatro homens foram presos em flagrante — três colombianos e um peruano. Segundo a polícia, eles não resistiram à abordagem.
A operação reforça o monitoramento das rotas internacionais de tráfico de drogas que cortam a Amazônia e evidenciam o uso estratégico dos rios na logística criminosa da região.