Menu

CNMP prorroga por 180 dias investigação contra promotor do Amazonas por ofensas a Lula e advogada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, por unanimidade, prorrogar por mais 180 dias o processo administrativo disciplinar (PAD) contra o promotor de Justiça Walber Luís Silva do Nascimento, do Amazonas. Ele é investigado por declarações ofensivas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de tribunais superiores e uma advogada, durante sessões do Tribunal do Júri em Manaus.

A decisão foi tomada após o relator do caso, conselheiro Antônio Edílio Magalhães Teixeira, informar que a fase de instrução ainda não foi concluída devido à pendência de um recurso.

Anúncio

O PAD foi instaurado em dezembro de 2023, após Walber ter chamado o presidente Lula de “bandido” e “líder da quadrilha dos ladrões”, além de acusar ministros dos tribunais superiores de atuarem “a serviço do Partido dos Trabalhadores”. A Corregedoria Nacional apontou que o promotor violou ao menos três deveres funcionais previstos na Lei Orgânica do Ministério Público do Amazonas, incluindo o de manter conduta ilibada na vida pública e privada.

Walber também é alvo de outro PAD por ter comparado, durante sessão do júri em setembro de 2023, a advogada Catharina Estrella a uma cadela, acrescentando que “seria uma ofensa ao animal”. Esse segundo processo também teve prazo prorrogado pelo CNMP em abril deste ano.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.