Categorias: Acre

Sebrae leva inovação e apoio aos pequenos negócios na 50ª Expoacre

Por
Saimo Martins

O superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, foi entrevistado nos estúdios do ac24horas na noite deste sábado (26) e falou sobre a importância do espaço do Sebrae na 50ª edição da Expoacre, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.


Segundo Lameira, o público da feira busca novidades e o Sebrae tem o compromisso de oferecer inovação, conhecimento e apoio ao desenvolvimento dos empreendedores. “No espaço do Sebrae não é diferente. Buscamos trazer um pouco do que fazemos durante todo o ano. É a união entre tradição e inovação. A tradição está no trabalho contínuo de consultorias, capacitações e no fomento ao empreendedorismo em todo o estado”, explicou.


O superintendente destacou que o Sebrae vai além do apoio aos empreendedores já consolidados. “Também trabalhamos com os potenciais empreendedores e investimos em políticas públicas. Atuamos junto às escolas por meio de programas como a educação empreendedora e a Cidade Empreendedora, em parceria com o governo do Estado e prefeituras municipais”, acrescentou.


Lameira ressaltou que o espaço do Sebrae na Expoacre oferece ainda uma vitrine para os músicos locais. “Temos um espaço cultural dentro do nosso estande, onde artistas da noite, que se apresentam em bares e restaurantes, também podem mostrar seu talento para o público da feira. É uma oportunidade de visibilidade e valorização desses profissionais”, afirmou.


O gestor contou que acompanha de perto todas as etapas do evento, desde a montagem até a última noite da feira. “Desde o início da minha gestão, em 2019, participo das nove noites da Expoacre. Estou presente em todo o processo, inclusive na desmontagem. A mesma dedicação ocorre em Cruzeiro do Sul, onde vamos 15 dias antes do início da feira para garantir que tudo esteja bem organizado”, relatou.


Lameira reforçou ainda que o Sebrae atua em parceria com o governo do Estado na promoção dos pequenos negócios. “O Sebrae não trabalha apenas para montar seu estande. Tudo que é pensado para beneficiar os pequenos empreendedores conta com nosso apoio. Ao mesmo tempo, o governo também fortalece o Sebrae nesse processo. É uma construção coletiva para fomentar a economia local”, explicou.


Lameira também comentou sobre a parceria entre o Sebrae e a ApexBrasil, atualmente presidida pelo ex-senador Jorge Viana, que conta com um espaço dentro do estande do Sebrae na 50ª Expoacre. A cooperação entre as instituições integra o projeto Respira Acre, que tem ganhado destaque durante o evento.


Segundo Lameira, a parceria tem como objetivo fortalecer os pequenos negócios e capacitá-los para alcançar o mercado internacional. “O Sebrae atua diretamente no fortalecimento dos pequenos empreendimentos. Essa cooperação com a ApexBrasil existe justamente para levar conhecimento sobre exportação aos nossos empreendedores. A Apex entra com recursos, o Sebrae também, e juntos realizamos contratações que permitem orientar e preparar esses pequenos negócios para exportar”, explicou.


Foto: Jardy Lopes

O superintendente destacou ainda o foco estratégico da iniciativa. “Nosso objetivo é desenvolver o pensamento empreendedor voltado à exportação, principalmente para os países da região andina, que estão próximos ao Acre. Essa parceria fortalece o setor produtivo local e abre portas para novos mercados”.


Segundo ele, além do palco cultural, o estande conta com um mercado que apresenta e valoriza produtos regionais produzidos por pequenos negócios atendidos pelo órgão ao longo do ano. “A gente tem o palco cultural e o mercado, onde são apresentados produtos como a banana, que desperta saudade em quem é de fora, como você, que veio de Fortaleza. Temos também o café robusta, com degustação, o açaí de Feijó com identidade geográfica, a farinha de Cruzeiro do Sul, o mel e muitos outros produtos da nossa terra”, afirmou Lameira. “Todos esses itens fazem parte de cadeias produtivas acompanhadas e fortalecidas pelo Sebrae.”


Além da valorização da cultura e da produção regional, o superintendente também chamou atenção para as atividades interativas voltadas ao público jovem e infantil. Entre as atrações, ele destacou o retorno de um robô tecnológico que já encantou o público em edições anteriores da feira. “Estamos trazendo novamente o robô, que atrai muitas crianças, mas também apostamos em iniciativas ligadas à tecnologia e games. Um dos destaques é uma vivência de 24 horas com um game interativo de apostas. Nele, os participantes passam por um processo de capacitação e conhecimento, e ao final, um vencedor é escolhido com base em seu desempenho. É uma verdadeira jornada de aprendizado”, explicou.


Outra novidade mencionada por Lameira é o Skate Run, uma atividade lúdica com foco na apresentação do conhecimento sobre a região. “Ao final da jornada, o objetivo é que os participantes saiam com uma mentalidade empreendedora e preparados para transformar conhecimento em oportunidade de negócio”, disse.


Marcos Lameira, reforçou o papel da instituição no apoio à abertura e à consolidação de novos negócios no estado. Em entrevista concedida ao ac24horas durante a 50ª edição da Expoacre, ele destacou que, além de oferecer capacitação, o Sebrae atua para ajudar empreendedores a superar os desafios burocráticos e operacionais enfrentados no início de qualquer atividade empresarial.


“Estruturar uma boa ideia exige planejamento. É preciso colocar no papel, idealizar os passos seguintes. Começar é fácil, o difícil é dar sequência. Quando você inicia um negócio, já precisa contratar funcionários, pagar impostos, comprar mercadorias… E tudo isso vem acompanhado da burocracia que o empreendedor enfrenta. O Sebrae entra nesse processo para oferecer conhecimento e ferramentas que ajudam a superar essas dificuldades”, afirmou.


Lameira citou exemplos concretos de negócios locais que receberam apoio da instituição. “Temos o caso da água de coco, um trabalho desenvolvido com o Sebrae que gerou resultados positivos e reconhecimento dos proprietários. Em Cruzeiro do Sul, também atuamos fortemente no fortalecimento da cadeia produtiva da farinha, ao governo do Estado e à cooperativa local.”


Segundo o superintendente, um dos objetivos do Sebrae é fomentar o empreendedorismo como alternativa viável ao tradicional emprego público, cuja capacidade de absorção é limitada frente ao crescimento populacional. “O governo e as prefeituras não têm como empregar todo mundo. Por isso, o Sebrae trabalha para mudar essa mentalidade, incentivando as pessoas a empreenderem e a criarem suas próprias oportunidades”, destacou.


Lameira também explicou que o Sebrae oferece subsídios para quem está começando e precisa estruturar seu negócio com qualidade, inclusive na área de identidade visual.


“Digamos que alguém queira abrir uma loja ou vender morango do amor e precise de um layout ou embalagem profissional. Se fizer tudo por conta própria, vai arcar com 100% do custo. Mas se procurar o Sebrae, nós cobrimos até 70% desse investimento. E, ao contrário do que muitos pensam, o Sebrae não é caro. Estamos aqui para apoiar os pequenos negócios e os produtores”, pontuou.


Ele finalizou lembrando que muitos dos serviços e capacitações oferecidos pela instituição são gratuitos. “Essa é a nossa finalidade: capacitar, orientar e fortalecer os empreendedores do nosso estado.”


Assista ao vídeo:



 


Compartilhe
Por
Saimo Martins