Foto: frame/vídeo
Direto do Juruá, um grupo de produtores rurais de Cruzeiro do Sul marcou presença na primeira noite da Expoacre 2025, levando um dos produtos mais tradicionais da região: a farinha. A participação da Associação Força Jovem do Ramal do Zé Alves mostrou o protagonismo da agricultura familiar na maior feira agropecuária do estado.
Durante entrevista ao ac24agro, o produtor Wilson, representante da associação, destacou o esforço coletivo para levar os produtos até Rio Branco e enalteceu a importância dos parceiros institucionais no fortalecimento da produção rural.
“Primeiro, parabéns ao governo do Estado por estar proporcionando para a gente uma exposição espetacular. E aqui a gente também não pode deixar de agradecer nossos parceiros, porque foram eles que possibilitaram nossa chegada. Como você falou, é uma longa caminhada, e não é fácil, são 16 horas de viagem. Mas estamos aqui, firmes e fortes, para contribuir. Agradecemos aos nossos parceiros: a Secretaria de Agricultura, o prefeito Zequinha Lima, o IPAM, que nos apoia todos os dias, o Sebrae, que não mede esforços para nos abraçar com todo carinho, e o SENAI. Foi por meio dele que conseguimos chegar ao patamar em que estamos hoje. Para nós, é gratificante participar, como estamos vendo pela primeira vez. Espero que este seja apenas o primeiro de muitos momentos como esse”, relatou.
Além da tradicional farinha de mandioca, considerada o verdadeiro “carro-chefe” de Cruzeiro do Sul, os produtores também trouxeram banana, açúcar mascavo e diversos tipos de farinha: amarela peneirada, branca e de coco, nos tipos 1 e 2.
“A expectativa é a melhor possível, porque temos um produto de qualidade, como o nosso açúcar mascavo. Temos também a farinha de coco amarela tipo 1 e tipo 2, a farinha branca, e a farinha amarela peneirada, já pronta para aquela farofinha. Então, temos todos os tipos de farinha que Cruzeiro do Sul pode oferecer nesta edição de 50 anos da Expoacre e Cruzeiro do Sul não poderia ficar de fora”, finalizou.
Assista ao vídeo: