Um dos pontos altos da Expoacre, os leilões de animais e genética de excelência começam neste domingo, 27, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. A expectativa é de que a movimentação financeira ultrapasse os R$ 8 milhões registrados na edição anterior.
A programação, organizada pela Galileu Leilões contempla uma semana inteira de eventos híbridos, com participação presencial e transmissão online pelos canais especializados do setor.

Foto: Jardy Lopes
O presidente da Nelore Acre e sócio-proprietário da Galileu Leilões, Marcelo Lemos, explica que os leilões são mais que uma vitrine de animais de alta qualidade, são também propulsores da economia rural.
“Além de movimentar milhões em vendas, os leilões impulsionam negócios paralelos. Quem compra um animal, muitas vezes também investe em arreios, defensivos, suplementos, equipamentos e demais insumos agropecuários. Isso aquece o setor como um todo”, destacou.
A agenda de leilões começa neste sábado com o Leilão Elite, e segue no domingo com o Leilão Tropa Estrela. Na segunda-feira, acontece o Leilão Sindi Norte, dedicado à raça Sindi.
Na terça-feira é a vez do 22º Leilão Marca C, um dos mais tradicionais do calendário. Na quarta, o destaque será o Leilão Três Marcas, que reúne três dos maiores criadores do estado. Já na sexta-feira, acontece o Leilão Genética Conquista, voltado à reprodução de alta performance.
Encerrando a programação, no sábado seguinte ocorre o Leilão Nelore Star, considerado a “noite de gala” do Nelore, com a apresentação dos melhores exemplares da raça expostos no parque.

Foto: Jardy Lopes
O leiloeiro J.N destacou que a versatilidade dos lotes também atrai um público diverso. “No ano passado, tivemos recordes com a venda de animais da raça Sindi, que chegaram a parcelas de R$ 2.700. A expectativa é ainda maior para este ano”, disse.
Com leilões virtuais consolidados desde a pandemia, o modelo híbrido adotado hoje garante amplo alcance e facilita a participação de criadores de várias regiões do país.
“A feira agropecuária só é completa com animais, com rodeio, motocross e, claro, com leilões. Eles são o coração da Expoacre”, completou Marcelo Lemos.
ASSISTA AO VÍDEO:
