Foto: Reprodução
Nos bastidores da 50ª edição da Expoacre, o videomaker Kennedy Santos, do ac24horas, registrou a intensa movimentação e os preparativos que antecedem a maior feira de negócios, cultura, turismo e entretenimento do Acre.
A reportagem mostra desde a montagem da estrutura até os primeiros trabalhadores, autoridades e empreendedores que dão vida ao evento antes mesmo da abertura oficial até a ampliação da tradicional arena do Rodeio.
Entre os destaques está a Sala Internacional de Negócios e Integração, um espaço estratégico para fomentar parcerias com países vizinhos e ampliar o alcance do setor produtivo local. Em entrevista ao ac24horas, o secretário de Indústria, Assurbanípal Mesquita, destacou a importância da Feira para o Acre.
“Aqui é a Sala Internacional de Negócios e Integração, que vai ter o objetivo de realizar encontros internacionais, encontros do agronegócio, encontros também relativos à ferrovia, debates importantes dessa rota do eixo do quadrante Rondon. Vamos estar recebendo empreendedores das instituições peruanas, da Bolívia”, destacou o gestor.
Superintendente do Sebrae Acre, Marcos Lameira, destacou que a Feira tem objetivo de ajudar os empresários a fazerem e a prospectarem novos negócios durante o ano de 2025. “O que nós desejamos e o que nós esperamos é que os empresários se sintam contemplados através da realização de negócios, mas não somente a realização de negócios, mas também prospecção de negócios que possam acontecer durante todo o exercício de 2025 e parte do exercício seguinte”, ressaltou.
Kennedy registrou os sons e rostos que constroem a feira longe dos holofotes além de entrevistar quem dá vida ao espaço. “É um orgulho pra gente estar aqui trabalhando e cooperando com a nossa profissão. Uma sensação boa, né? Que você ajudou a construir e está vendo o negócio andar”, relatou os trabalhadores.
Amanda, vendedora autônoma, é um exemplo da força e persistência de quem aproveita a Expoacre para gerar renda. “Deus abençoa a todos, né? Quando a pessoa quer trabalhar, ela procura”, ressaltou.
A infraestrutura da feira foi pensada para abraçar empreendedores de todos os portes, do pequeno produtor ao empresário com estrutura internacional. “Hoje faz exatamente uma semana que os trabalhos começaram. Começamos na quinta-feira passada. Então os bastidores por aqui são bem aquecidos, muito tempo antes dos empreendedores chegarem”, afirmou a diretora de Turismo, Patricia Parente.