Debora Bloch em cena como Odete Roitman: vilã reina nas redes sociais com memes e frases ácidas - Foto: reprodução/TV Globo
Interpretada agora por Debora Bloch, Odete Roitman é a figura mais querida de Vale Tudo. A vilã, que marcou a teledramaturgia brasileira na atuação de Beatriz Segall (1926-2018), tornou-se a rainha dos memes nas redes sociais. Suas frases ácidas viralizam logo após serem exibidas no remake, e o lado pegador da empresária ainda atiça o imaginário de muita gente. Em vez de ser temida, ela passou a ser celebrada.
Se no passado Odete era apenas a encarnação do preconceito e da arrogância da elite, agora ela virou também ícone pop. As frases cruéis seguem afiadas, mas a personagem ganhou mais camadas de humor e de ironia, além de sensualidade para dar e vender.
O público se delicia com cada tirada venenosa e torce por ela como quem assiste a uma diva em ação. No X, ela é chamada de Topete Roitman, por conta do seu visual desde antes de aparecer na trama. Também foi apelidada de Fodete Roitman, graças às cenas quentes com seus amantes.
Recentemente, na novela das nove da Globo, ela voltou para o Brasil ainda mais irritada do que em sua primeira chegada ao Rio de Janeiro. Sobrou para a filha Heleninha (Paolla Oliveira) a última performance arrasa-quarteirão, sem tantas papas na língua, detonando a filha por ser uma “bêbada” –em vez de chamar de alcoolista e tentar ser compreensiva com a doença da herdeira.
A sequência rendeu legendas hilárias nas redes. Já tem fã da trama pedindo para ela não morrer. Na versão original de Vale Tudo, o mistério “quem matou Odete Roitman?” foi uma marco da história e movimentou a reta final.
Em 2025, o público não vê só uma mulher esnobe e carreirista, que passa por cima dos outros como um trator. A Odete de hoje em dia está do jeito que o diabo gosta, tem vida além da máquina de fazer dinheiro que ela se tornou no comando de uma multinacional.
Odete também fala verdades que poucas mães têm coragem de dizer sobre os filhos, mesmo quando eles têm personalidades complexas. Aliás, a empresária já criticou duramente a maternidade e disse que não gosta de crianças.
Mas o sucesso de Odete vai além da língua ferina. A personagem virou fenômeno por desafiar expectativas. Ela faz tudo com uma elegância implacável. É objetiva e fria. A madame virou a chave.
Parte disso vem da atuação executada com excelência por Debora Bloch, que imprime humor, inteligência e charme, sem jamais suavizar seu lado perverso. É uma Odete reinventada para os tempos de redes sociais, em que a vilania com estilo é exaltada –e viraliza.
Se no passado a grande questão foi quem matou Odete Roitman?, agora a pergunta pode ser: como assistir a Vale Tudo sem ela?