Na audiência pública realizada nesta sexta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), o deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD) criticou uma ação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que envolveu o senador da República Sérgio Petecão (PSD).
Segundo o parlamentar, o senador foi multado e expulso por agentes do ICMBio enquanto pescava em uma área próxima à divisa entre o Acre e o município de Lábrea, no Amazonas, localizada dentro de uma reserva extrativista. A multa aplicada foi no valor de R$ 5 mil, com a alegação de que Petecão não poderia estar naquela região.
“O que aconteceu agora, recente: um senador da República — eu não estou falando de qualquer pessoa —, o senador Petecão, estava pescando na beira da divisa entre o Acre e o Amazonas, e o ICMBio foi lá armado, multou e expulsou ele. Agora, respeite! Está aí o vídeo. Expulsaram um senador da República. Que respeito o povo brasileiro está tendo hoje em dia? Que respeito nós estamos tendo?”, questionou.
Eduardo Ribeiro defendeu que mudanças profundas precisam ocorrer nas estruturas de poder e na mentalidade das autoridades que comandam as políticas ambientais no país.
“Tem que mudar. E isso passa por coragem. Temos uma Constituição que delimitou e separou bem os poderes, e isso tem que ser observado. O Poder Legislativo Nacional precisa ter coragem para tomar as decisões que devem ser tomadas.”