Categorias: Juruá

Capacitação fortalece cooperativismo da agricultura familiar no Complexo Industrial do Café do Juruá

Por
Andréia Oliveira

Parceria entre ABDI e Instituto Amazônia+21 qualifica equipe com foco em gestão, finanças e marketing para impulsionar modelo sustentável na cadeia do café


Para fortalecer o cooperativismo da agricultura familiar na cadeia produtiva do café no Acre, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Amazônia+21 firmaram uma nova parceria para garantir a capacitação técnica da equipe que administra o Complexo Industrial do Café do Juruá, localizado em Mâncio Lima (AC).


Inaugurado em junho deste ano, o Complexo integra o projeto Café Amazônia Sustentável, iniciativa da ABDI voltada à implementação de um modelo cooperativista, socioeconômico e sustentável para o beneficiamento e rebeneficiamento do café cultivado por pequenos produtores da região.


Entre os cursos oferecidos por consultores do Sebrae Acre, contratados pelo Instituto Amazônia+21, estão o de fluxo de caixa, precificação, controle financeiro, marketing digital e análise de processos.


Segundo o analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Eduardo Tosta, líder do projeto, o foco da formação é qualificar a equipe administrativa do Complexo.


“Para o sucesso do complexo industrial, além do bom funcionamento da indústria propriamente dita, a parte administrativa é ponto fundamental para a gestão da operação como um todo. A boa saúde financeira e comercial, além de técnicas de gestão modernas, garante a prosperidade e condições organizacionais para o crescimento da cooperativa”, afirmou.


O Complexo recebeu investimentos de R$ 8 milhões da ABDI e R$ 2 milhões da Coopercafé — cooperativa que reúne mais de 180 agricultores familiares. Parte desses cooperados também atua diretamente na administração do parque fabril.


A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, reforça que a capacitação amplia a autonomia da cooperativa e destaca que o parque fabril beneficia diretamente cerca de 2 mil pessoas envolvidas na cadeia do café.


“Essa capacitação fortalece a autonomia da cooperativa e dos cooperados, garantindo que o crescimento da indústria seja sustentável e inclusivo. Assim, a indústria crescerá e beneficiará ainda mais pessoas, gerando emprego e renda na região”.


O presidente do Instituto, Marcelo Thomé, ressalta que a parceria com a ABDI reforça o compromisso conjunto de impulsionar negócios sustentáveis na Amazônia.


“Essa iniciativa mostra como inovação e parcerias estratégicas destravam o potencial das cadeias de valor locais, gerando renda e desenvolvimento com conservação. Em um momento em que a Amazônia ocupa o centro do debate global com a chegada da COP30, esse é um exemplo concreto de soluções que nascem do território e apontam caminhos para uma economia verde”, disse.


Compartilhe
Por
Andréia Oliveira