Menu

Apoio escancarado

Foto: Reprodução/TV

Quem imaginou que o governador Gladson Cameli ia continuar com uma posição dúbia sobre a eleição à sua sucessão, errou na previsão. Cameli fez ontem uma declaração escancarada de apoio à candidatura da vice-governadora Mailza Assis(PP) ao governo, afirmando entre outras coisas: “Estou com a senhora na chuva, no sol, na sombra”. A afirmação deixou um recado claro aos demais candidatos que esperavam ter a Mailza fora da disputa, e o seu apoio na disputa do governo em 2026. A sucessão estadual ficou mais apimentada. E a campanha nem começou. Muita água ainda vai rolar. Por baixo e por cima da ponte.


GRANDE ELEITOR


Um ponto não se pode tirar do governador Gladson Cameli: será o grande eleitor na disputa da sua sucessão no próximo ano. Ter seu apoio é importante para um candidato.


CHUTE NA BUROCRACIA


O DERACRE sempre teve fama de ser um órgão extremamente burocrático. Foi Sula Ximenes a assumir a presidência que as obras começaram a andar de forma célere. A eterna obra da estrada do Bujari para Porto Acre, enfim será terminada, já entrou em fase de preparação para o asfaltamento do trecho. Ela deu um chute na burocracia. É arrochada. Cameli acertou na sua nomeação. A emenda parlamentar para a viabilização da obra é do senador Márcio Bittar (UB).


DUAS DERROTAS


O bolsonarismo teve duas derrotas acachapantes: fracassou a tentativa de golpe para tirar o Lula do poder; e o tarifaço do Trump de 50% sobre produtos brasileiros, arquitetado pelo filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), montado para tentar barganhar a anistia de Bolsonaro e torná-lo elegível, também, não deu certo. Está fora da eleição de 2026.


AFIRMAÇÃO FALSA


O prefeito Tião Bocalom mandou uma curta postagem ao BLOG dizendo ser “falsa” a notícia dada pelo seu ex-secretário Jonathan Santiago, de que o suplente de deputado federal Fábio Rueda(UB), pediu a cabeça do secretário municipal de Saúde, Rennan Biths. Ficam dadas, democraticamente, as duas versões. Assunto encerrado.


BASTIDORES POLÍTICAS


O BLOG teve informação de boa fonte de que todos os prefeitos do Juruá visitados pelo prefeito Tião Bocalom, em clara campanha política ao governo, se apressaram em ligar para a vice-governadora Mailza Assis (PP) reforçando o apoio à sua candidatura a governador. O jogo político é jogado, também, nos bastidores.


CHAPA ALTERNATIVA


O governo se movimenta para formar uma chapa alternativa só com candidatos a deputados federais sem mandatos na Câmara Federal. Conversas estão acontecendo. A outra chapa governista deve ser formada pelos atuais deputados federais. Pelos nomes, serão duas chapas fortes.


É A TENDÊNCIA


Pode até não acontecer, mas a tendência natural do senador Alan Rick (UB) é a de disputar o governo pelo Republicanos, presidido pelo seu parceiro de campanha, o deputado federal Roberto Duarte. Até o fim do ano vai permanecer no União Brasil.


SABE QUE SERÁ RIFADO


O senador Alan Rick (UB) sabe que não será escolhido como o candidato ao governo da federação PP-União Brasil. Mas vai esperar o desfecho da novela para então deixar o UB.


PACOTE FECHADO


O senador Sérgio Petecão (PSD), entre os prefeitos do Juruá, só não tem o apoio à sua candidatura à reeleição, do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. Mas terá o apoio de Jéssica Sales (MDB), que perdeu a eleição para prefeitura de Cruzeiro por menos de 200 votos.


DIREITO DELE


Um ponto deve ser ressaltado no movimento político do prefeito Tião Bocalom: se quiser disputar o governo é um direito que cabe só a ele decidir. Se vai ganhar ou não a eleição, o eleitor decidirá soberano nas urnas.


RESPEITO QUEM GOSTA


O porta-voz bolsonarista para assuntos de meio ambiente, o extremista de direita, Aldo Rabelo, fará palestra hoje na capital para o segmento político conservador. Aldo sonha em ver um dia a Amazônia sendo metade pasto de boi e a outra metade lajotada para servir de pista de patins. Há quem goste das suas idéias, não concordo, mas respeito.


CONSTRUIR UMA ESTÁTUA


O presidente Lula, que faz um governo muito pior que os dois anteriores, estava no fundo do poço da aprovação popular. Com o tarifaço de Bolsonaro\Trump, lhe trouxeram de novo para o jogo da disputa presidencial. As pesquisas mostram. O Lula deveria mandar construir uma estátua para os Bolsonaros, pela burrada política. Lembrar que o Lula disputará um novo mandato, montado na máquina federal, que costuma fazer milagres. Lula é um sortudo.


MELHOR PARA O BRASIL


O melhor para o País seria a próxima disputa presidencial não ficar polarizada entre o matiz ideológico do bolsonarismo e do lulismo, mas isso é uma utopia, não vai acontecer. O pleito estará envolto nesta briga tosca.


NEM SINAL


Pode até estar havendo nos bastidores, mas não há um sinal exterior de que a aliança do campo da federação de esquerda tenha conseguido encaminhar a formação de chapas fortes para deputado federal e deputado estadual. O grupo, formado pelo PT-PV-PCdoB, não tem representantes na Câmara Federal. E apenas um na Assembléia Legislativa.


NO MESMO PATAMAR


Estão no mesmo patamar da esquerda com dificuldade de formar chapa para a Câmara Federal, o MDB-Republicanos-Podemos e o PSD. Faltam bons nomes ao dispor.


CHAMARIZ DOS ABANDONADOS


A futura federação PP-União Brasil deverá ser o chamariz para que os deputados estaduais abandonados pelas suas legendas, venham disputar a reeleição. Podem montar uma chapa poderosa, que já tem os deputados Manoel Moraes, Nicolau Júnior, Maria Antônia e José Bestene.


FRASE MARCANTE


“Para alcançar a liberdade, só há um caminho: o desprezo das coisas que não dependem de nós.” Epicteto.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

plugins premium WordPress