Menu

Frota de motocicletas cresceu 61% em 10 anos no Acre, aponta levantamento

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A frota de motocicletas no Acre cresceu 61% ao longo da última década, passando de 121.440 veículos em 2015 para 195.988 em 2024. Os dados constam no Anuário da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Segundo o levantamento, o Acre também se destaca no ranking de estados com maior número de motocicletas por habitante. Em 2024, havia uma motocicleta para cada quatro moradores, colocando o estado na quinta posição nacional. Há dez anos, essa proporção era de um veículo para cada sete habitantes.

Anúncio

O aumento da frota está diretamente relacionado ao crescimento das vendas. Em 2024, o município de Rio Branco liderou as comercializações no estado com 5.455 unidades vendidas, o que representa 50,1% de todas as motos emplacadas no Acre. Na sequência, aparecem Cruzeiro do Sul (2.274), Sena Madureira (533), Tarauacá (395) e Senador Guiomard (251).

Outro fator que impulsiona esse cenário é a ampliação da rede de concessionárias. O Acre contava com seis lojas em 2023 e chegou a dez em 2024, um crescimento de 66,7%, o maior percentual de expansão entre os estados da região Norte.

Com uma população estimada em pouco mais de 880 mil habitantes, o estado tem uma frota que representa 0,6% do total nacional. Apesar de pequeno números absolutos, o Acre acompanha a tendência nacional de crescimento acelerado do setor, que já contabiliza mais de 35 milhões de motocicletas em circulação em todo o Brasil.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.