É tanta festa que nem os mais festeiros conseguem acompanhar. Mas fica o registro: o Festival da Tríplice Fronteira 2025 virou uma muvuca positiva e intensa, reunindo milhares de brasileiros, bolivianos e peruanos em Assis Brasil. Assim, sim…
Grana
A Expoacre, que começa neste fim de semana, será sacudida pela injeção, na economia regional, de R$ 644 milhões do pagamento de 50% do 13º salário e folha do mês de julho. Dizer que não foi à festa porque estava liso não é uma opção.
Experiência
Fala-se que Bocalom quer dar um caráter messiânico às andanças pelo Acre. Está vendendo a experiência como salvação da pátria… os outros não sabem o que ele sabe de gestão -é o que ele anda dizendo aos possíveis aliados.
Acuadores de alma
Aliados de um e outro possível candidato ao governo do Acre agem como cachorro que acua alma: são cascateiros buscando apenas gerar alguma muvuca em um processo que parecia, digamos, sem tantos burburinhos até então…
Parecem criança
Nem a 5ª série dá tanta dor de cabeça ao Careca como os vereadores de Tarauacá. Tem deles marcando pelo zap a próxima briga e o presidente, Careca, não tem muito o que fazer. Só assistir…
Varejo
O Índice Stone do Varejo traz notícias ruins para o comércio do Acre. As vendas caíram 4,5% em junho, segundo a empresa, gigante no segmento de máquinas de cartões.
Deus nos acuda
O ac24horas esteve nesta semana trafegando a BR-364 de Rio Branco a Sena Madureira. Desde a caravana da Assembleia Legislativa, ocorrida no inicio de junho, a rodovia teve uma séria piora e para completar, mesmo no verão, não havia nenhuma equipe do DNIT tapando algum buraco nesse trecho.
Em Sena
O prefeito Gerlen Diniz não esconde de ninguém sua insatisfação com o governo e o próprio PP. “Sou Progressista, sou partidário, gosto do meu partido, mas parece que eles não me querem lá”, disse o gestor se referindo a ter o apoio mínimo das estruturas do Estado para ajudar a prefeitura. Ele citou um exemplo: “Sena tem mais de 3,5 mil km de ramais. Nós conseguimos trabalhar mais de 2 mil km nestes meses. O governo só ajudou com 120km até agora. Eu agradeço ajuda, mas eles poderiam ajudar mais”, pontuou.
Anotem
Gerlen reafirmou que ainda não decidiu em quem apoiará ao governo em 2026. “Isso fica para o próximo ano. Neste ano, quero só trabalhar”, frisou.
Nada mudou
Nenhum avanço concreto foi registrado na prometida licitação do transporte público de Rio Branco. Enquanto o processo segue empacado, a empresa Ricco continua operando e recebendo milhões em subsídios dos cofres públicos — um custo alto para um serviço que ainda não atende às expectativas da população.
Que nem o Boca
Apesar do recesso parlamentar, a política continua movimentando os bastidores da Câmara Municipal. O presidente e vereador Joabe Lira, por exemplo, já articula sua pré-candidatura a deputado estadual para as eleições de 2026. A pausa nas sessões, ao que tudo indica, não se aplica às movimentações eleitorais.
Vamos abrir os olhos
Se os órgãos de controle tivessem o mesmo zelo com os contratos de “parceria técnica” que demonstraram com a situação da escola do Bujari, talvez a história desse Acre véi de guerra fosse outra. Por muito menos, já teve gente afastada e sem direito a defesa. Mas quando o contrato envolve cifras gordas e nomes bem relacionados, aí a lupa some, o barulho cala e tudo vira “técnico”. Quaquauquá.
Aonde?
Deputado Federal Guilherme Boulos cancelou agenda que teria no Acre. Viria lançar um livro e inaugurar uma Cozinha Solidária na Ocupação Marielle Franco. O motivo do cancelamento é a nomeação dele para o cargo de ministro.
PT resiste
Deve ocupar a Secretaria Geral da Presidência da República. Mas o PT resiste à mudança. O cargo é ocupado pelo ex-tesoureiro da campanha de Lula, Márcio Macêdo.
Senado
Outro lançamento que Boulos faria: colocar o Professor Inácio Moreira como pré-candidato ao Senado pelo Rede Sustentabilidade. O PSol, partido de Boulos, é da mesma federação do Rede Sustentabilidade.
Ponte
Bastidores já começam a ficar incomodados com a possibilidade de o presidente Lula vir ao Acre lançar o edital para construção da ponte de Rodrigues Alves. Deve vir acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho.
BR-364
E é claro que a BR-364, novamente, fará parte da agenda. Os parlamentares ferozes nas críticas devem ouvir novamente o fato de que a estrada ficou abandonada de 2019 a 2022. Será que essa omissão dos parlamentares será lembrada?
Grupo
“Tarifaço é ação de grupo político”. Essa afirmação foi feita pelo presidente da Apex, Jorge Viana, na imprensa nacional ontem (23). A imagem dos deputados federais estendendo uma faixa em uma comissão da Câmara na terça-feira (22), confirma o que disse o dirigente da agência.
Messianismo
Vídeo de palestra “do Olavo de Carvalho de Trump”, Steve Bannon, mostra como a retórica extremista foge do real. São construídas diversas camadas de uma retórica muito singular que vai alienando as pessoas da realidade. E, claro, com um tom messiânico.
Ajuste
O puxão de orelha que o ministro Alexandre de Moraes deu em função da manipulação de Bolsonaro ao teatralizar o uso da tornozeleira expõe como o próprio ministro precisa se ajustar aos novos tempos. Dizer que a medida cautelar foi descumprida não chega a ser verdade. É preciso um ajuste fino aí.