A equipe de futsal sub-17 da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 1° de Maio, do município de Mâncio Lima, no Acre, sagrou-se campeã invicta da fase estadual dos Jogos Estudantis 2025, realizados entre os dias 21 e 23 de julho, em Rio Branco. Com uma campanha impecável, o time garantiu a vaga para representar o estado na fase nacional da competição, um feito histórico para a escola e para o município.
O caminho até o título estadual foi marcado por conquistas expressivas. Nos últimos quatro anos (2022 a 2025), a equipe disputou quatro finais consecutivas na fase municipal, conquistando três títulos. Em 2025, o time se destacou ainda mais, mantendo-se invicto nas fases municipal, regional do Juruá e estadual. Na etapa estadual, a equipe demonstrou superioridade em todas as partidas, com resultados impressionantes:
– Primeira partida: Mâncio Lima 11 x 4 Tarauacá
– Segunda partida: Mâncio Lima 6 x 3 Plácido de Castro
– Terceira partida: Mâncio Lima 7 x 1 Xapuri
– Quarta partida: Mâncio Lima 6 x 1 Epitaciolândia
Um dos destaques da competição foi o jogador Marcos Henrique, que se consagrou como artilheiro do time, com 10 gols. Sandeu Gustavo, vice-artilheiro com 8 gols, e Caliu Nogueira, terceiro maior goleador com 5 gols, também brilharam. Ambos, Sandeu e Caliu, foram recentemente selecionados para integrar a equipe sub-17 do Galvez, clube da capital acreana. Outro destaque é Jailson Maneiro, aluno da Escola Francisco Freire de Carvalho, também de Mâncio Lima, que foi incorporado ao time a partir da fase regional, conforme permite o regulamento, e também foi selecionado pelo Galvez.
A gestora da Escola 1° de Maio, Edilene Matos da Costa, celebrou a conquista com entusiasmo, destacando o espírito coletivo da equipe. “A participação da equipe de futsal masculino 15-17 do município de Mâncio Lima, de modo particular na fase estadual, pode ser traduzida pelos sentimentos de gratidão a Deus. Tudo isso só foi possível mediante esforço, dedicação, responsabilidade, compromisso e, principalmente, união da equipe. Eles conseguiram entender o espírito de um time, com muita parceria, interação e força de vontade dentro de quadra”, disse ao ac24horas.
Com a conquista estadual, a equipe permanece em Rio Branco para iniciar os treinamentos preparatórios para a fase nacional dos Jogos Estudantis 2025, onde representará o Acre com orgulho.