O sistema prisional do Acre registrou um aumento de 13,9% no número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) em 2025. Segundo levantamento divulgado pela Divisão de Educação Prisional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), 1.803 internos confirmaram participação no exame deste ano — número superior aos 1.583 inscritos em 2024.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja PPL será realizado nos dias 23 e 24 de setembro e tem como objetivo certificar os ensinos fundamental e médio de jovens e adultos que não completaram a educação básica na idade adequada.
Para a chefe da Divisão de Educação do Iapen, Margarete Santos, a prova representa uma importante ferramenta de ressocialização.
“É uma oportunidade real de comprovarem oficialmente a aquisição de saberes ao longo da vida, fora do ambiente formal da escola. Com isso, poderão comprovar graus de escolaridade de acordo com o que sabem e, consequentemente, abrir portas para novas oportunidades, tanto para dar continuidade na sua formação como para concorrer no mercado de trabalho”, afirmou.
O Encceja PPL é uma das ações do Iapen voltadas à promoção da educação dentro das unidades prisionais, contribuindo para o processo de reintegração social das pessoas privadas de liberdade.
Com informações da Agência de Notícias do Acre