Categorias: Destaque 1

Lula deve visitar o Acre em agosto e cumprir série de agendas, diz Jorge Viana

Por
Da redação ac24horas

O presidente Lula (PT) deve visitar o Acre nas próximas semanas para cumprir uma série de agendas institucionais e anunciar investimentos para o estado. A informação foi confirmada pelo presidente da ApexBrasil e ex-senador Jorge Viana, que revelou nesta quarta-feira, 23, ao ac24horas ter se reunido com Lula no Palácio do Planalto. Na coordenação da viagem, Viana afirmou que a ideia é que a vinda do presidente ocorra no mês de agosto, no mais tardar até setembro.


“Então, há um interesse grande do presidente Lula de sempre se fazer presente no Acre. E o bom é que o perfil do presidente Lula é aquilo que eu sempre defendo. A gente, quando ocupa uma função grande, tem que ser parte da solução. Levar a solução para os problemas. E o Acre, há alguns anos, já vive só com um agravamento de problemas”, afirmou Viana em conversa com a equipe do ac24horas.


Segundo ele, Lula lamentou ainda não ter vindo ao estado nesse terceiro mandato, mas pretende compensar a ausência com anúncios importantes. “O presidente Lula, que queria muito já ter ido ao Acre nesse terceiro mandato, já que ele foi um dos presidentes que mais visitou o Acre, quer muito ir nas próximas semanas”, disse.


Entre as prioridades da visita, estão obras estruturantes e retomada de programas de desenvolvimento. Lula deve anunciar apoio à recuperação da BR-317 (Estrada do Pacífico) e da BR-364, com foco na reconstrução de trechos por meio de projetos com uso de macadame, cobrindo mais de 400 quilômetros. Além disso, haverá anúncios envolvendo programas de crédito e fomento à economia local.


“Também vão estar com o presidente os programas do Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica, para anúncio dos investimentos, financiamento do Plano Safra, Pronaf, agricultura de baixo carbono”, adiantou Jorge Viana.


Ele destacou ainda a presença do Sebrae com o programa Acredita, além da participação da ApexBrasil e o lançamento de uma nova edição do “Exporta Mais Amazônia”, com 20 compradores de 15 países, que deve beneficiar 80 empresas da região.


“O Acre é o estado que mais cresce as exportações, foi o estado que mais ampliou as exportações nesses últimos dois anos e meio do terceiro mandato do presidente. O Acre alcançou mais de um bilhão de reais de exportações”, afirmou.


Outro destaque da agenda será a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), criada na gestão de Viana como governador e nunca implementada. “O governo federal assumiu com o presidente Lula de ajudar a botar para funcionar a ZPE, e isso vai ajudar muito quando a gente fala da estrada do Pacífico e do futuro, inclusive, da ferrovia”, explicou.


Jorge também mencionou que Lula deve tratar do antigo projeto da ferrovia ligando o Brasil ao Peru pelo Acre, retomado após diálogo com a China. A agenda incluirá ainda iniciativas voltadas à pesca, agricultura familiar, povos indígenas, e ao fortalecimento de cooperativas.


Isso é um sonho. Isso começou a ser tratado em 2012, eu era senador. Depois, no governo Temer e Bolsonaro, esse assunto sumiu, e agora voltou com a ida do presidente Lula a China no evento que a Apex ajudou a organizar. E aí a gente deve ter também um encaminhamento para a questão da Peixes da Amazônia. Pelo menos, o propósito do presidente é ajudar no encaminhamento para que ela possa gerar empregos, sair do papel e ajudar na economia do Estado. O BNDES também vai estar presente, liberando os projetos do Fundo Amazônia para a população indígena, seringueira também. E o Ministério do Desenvolvimento Agrário deve estar anunciando também os programas de aquisição de alimentos pelas cooperativas para merenda escolar”, pontuou.


Viana destacou que Lula deve levar ações de diversos ministérios à Saúde, Educação, das Cidades e apresentar um plano de geração de empregos. “O presidente vai apresentar um conjunto de investimentos para gerar emprego e iniciar uma fase nova de desenvolvimento do Acre”, garantiu.


Encerrando sua fala, o petista reiterou a importância da união de forças políticas em torno da visita. “As pessoas podem ter crítica, podem reclamar, mas o presidente Lula foi um dos que mais ajudou o Acre e quer iniciar uma nova fase com apoio do governo federal. E, obviamente, buscando também que se envolva o governo do Estado e as prefeituras. Eu, como presidente da Apex, queria deixar claro: o presidente pediu para me ajudar nessa agenda. Tenho experiência longa nisso e estou procurando ajudar para que o Acre ganhe muito com a vinda do presidente Lula”, destacou.


“Porque é um momento de a gente ter uma grande união, para ver se a gente traz de volta a esperança para o nosso povo, para ver se a gente traz alguma perspectiva de melhora para o nosso Estado. E um Estado como o nosso precisa muito do governo federal. E agora a gente tem, de fato, na Presidência, um presidente que é amigo do Acre, sempre foi, e demonstra, com essa ida e com essa preocupação de querer ajudar o Acre, esse propósito de ajudar a nossa terra”, finalizou Viana.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas