Categorias: AmazonasRegião Norte

Empresa de Manaus é condenada por expor acidente de funcionário no TikTok

Por
Terezinha Moreira

Uma empresa de mármores e granitos em Manaus foi condenada a indenizar em R$ 15 mil um ajudante de motorista que teve seu acidente de trabalho exposto de forma humilhante nas redes sociais. O vídeo, publicado no TikTok com trilha sonora cômica, foi gravado e divulgado pelo próprio empregador.


A decisão é do juiz Igor José Cansanção Pereira, da 6ª Vara do Trabalho de Manaus. Para o magistrado, a publicação demonstrou “falta de empatia, responsabilidade e noção ética”, ao transformar um episódio grave em conteúdo de humor, violando a dignidade do trabalhador.


Apesar de o vídeo ter sido retirado do ar pouco tempo depois, o juiz considerou que o constrangimento e o risco de viralização permanecem, configurando violação à imagem e agravando os danos morais.


Além da indenização pela exposição, o trabalhador receberá mais R$ 10 mil pelo acidente em si, já que a empresa não fornecia os equipamentos de proteção necessários. A Justiça também reconheceu o vínculo empregatício, determinando a assinatura da carteira de trabalho, o pagamento de verbas rescisórias e do vale-transporte.


Pedidos como indenização por danos estéticos, estabilidade no emprego e vale-refeição foram negados. A empresa alegou culpa do funcionário no acidente e recusou o pagamento de horas extras e benefícios, mas não apresentou provas.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira