Irandhir Santos em Guerreiros do Sol como Arduíno: vilão da novela é um monstro sanguinário - Foto: Reprodução/Globoplay
Guerreiros do Sol entra na reta final no Globoplay, e é impossível não reconhecer o impacto da atuação de Irandhir Santos como o vilão Arduíno. O personagem é um monstro forjado em sangue, ódio e tirania –e o ator imprime cada nuance das maldades dele com precisão cirúrgica.
Arduíno não é só um antagonista: é uma verdadeira aberração moral. Já matou famílias inteiras, não poupou nem criança nem padre, espancou dois irmãos (um deles sacerdote) e persegue os outros dois. Ele tem uma obsessão homicida pelo chefe do cangaço, Josué (Thomás Aquino).
Seu objetivo é claríssimo: eliminar o irmão a qualquer custo. Por onde passa, deixa um rastro de corpos, medo e destruição. Não se trata apenas de vingança. Arduíno também é ganancioso, capaz de roubar, torturar e humilhar quem ousa se opor à sua vontade.
O chefe de combate ao cangaço se transformou no ditador do sertão, nomeado prefeito e governa pelo medo e pela bala. Diante desse personagem tão extremo, havia um grande risco de cair na frieza de um psicopata, mas Irandhir Santos entrega uma performance rara e complexa.
Seu Arduíno é aterrorizante, sim, mas também magnético. A cada aparição, o espectador segura a respiração –seja pelo temor do que virá ou pela intensidade dramática que o ator passa a cada gesto, olhar e palavra.
O sucesso de Arduíno enquanto vilão reforça a torcida do público pelos protagonistas, Josué e Rosa (Isadora Cruz). Cangaceiros também sanguinários, eles representam a resistência, a coragem e ainda simbolizam o amor, mesmo em um universo tão cruel.
O contraste entre o terror implantado por Arduíno e a força dos cangaceiros é o motor emocional da trama, que atinge seu clímax no bloco de capítulos liberados nesta quarta-feira (23) na plataforma de streaming.
Agora, faltam apenas dez capítulos para Guerreiros do Sol chegar ao fim. E a expectativa para os desfechos cresce ainda mais justamente porque o público sabe do que esse vilão é capaz.