Menu

Aleac e FAEAC terão audiência pública com Aldo Rebelo sobre legislação ambiental

Foto: Cedida
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), realizam no próximo dia 25 de julho uma audiência pública com a presença do ex-ministro e ex-deputado Aldo Rebelo.

O evento será realizado na sede da Aleac e tem como objetivo promover um amplo debate sobre os impactos da legislação ambiental brasileira na produção agropecuária e no desenvolvimento econômico da região amazônica. Entre os assuntos que serão discutidos estão os embargos ambientais, aplicação de multas, notificações para retirada de gado e apreensões de animais, especialmente em áreas como a Resex Chico Mendes, foco recente da Operação Sussuarana, conduzida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Anúncio

A iniciativa é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Pedro Longo, aprovado pelos parlamentares da Aleac. Pré-candidato a deputado federal, Longo tem buscado soluções para os embargos ambientais e alternativas que garantam segurança jurídica aos produtores rurais.

A audiência também marcará o início das atividades de uma Comissão Especial na Aleac, voltada à regularização fundiária e ambiental das propriedades rurais, cuja instalação foi aprovada por meio de outro requerimento de Pedro Longo.

Produtores rurais, lideranças políticas, técnicos, estudantes e demais interessados são esperados para participar do debate.

Já no sábado (26), a partir das 19h00, o presidente da FAEAC, Assuero Veronez, promoverá uma palestra com Rebelo direcionada aos produtores rurais no espaço da entidade na Expoacre, oportunidade em que os principais dirigentes do setor poderão dialogar e transmitir um pouco da realidade vivenciada pelos produtores acreanos.

Quem é Aldo Rabelo?

Relator do Código Florestal durante sua atuação na Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo é um dos principais nomes na defesa do desenvolvimento sustentável da Amazônia e crítico das ações consideradas abusivas de órgãos ambientais e da influência de ONGs internacionais na região.

Além de político, Rabelo é também jornalista e escritor.

Deputado federal eleito por São Paulo para seis mandatos consecutivos, presidiu a Câmara dos Deputados, foi relator do Código Florestal Brasileiro e da Lei de Biossegurança.

Ministro nas pastas de Coordenação Política e Relações Institucionais; do Esporte; da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Defesa. Aldo foi secretário da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo e secretário de Relações Internacionais do município de São Paulo.

É autor de sete livros, sendo os mais recentes lançamentos “O Quinto Movimento – Propostas para uma construção inacabada”, e “Amazônia, a Maldição de Tordesilhas – 500 anos de cobiça internacional”.

Atualmente, dedica-se a escrever um livro sobre Dom Pedro I e realiza palestras por todos os Estados brasileiros. Em 2024, realizou mais de 100 palestras sobre grandes questões nacionais, como: desenvolvimento econômico; combate à desigualdade social; Amazônia; agricultura e pecuária; mineração; a posição do Brasil no cenário geopolítico mundial.É presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Estado de São Paulo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.