Categorias: Acre 02

Rio Branco e outras cinco cidades do Acre tem poluição no ar acima do recomendado pela OMS

Por
Whidy Melo

Rio Branco e outras cinco cidades do Acre tem quantidade de partículas finas respiráveis no ar maior do que recomendado pela Organização de Saúde, na manhã desta terça-feira (22). As informações são da plataforma IQAir, referência na medição de poluição no ar em todo o mundo.


De acordo com as informações disponíveis às 5h42, a poluição na capital, Rio Branco, era de 20.6 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), 4.1 vezes o recomendado pela OMS.


Em Porto Acre, a medição de sensores aferiu 16.6 µg/m³; já em Xapuri, 15.8 µg/m³. Feijó aparece com 15.7 µg/m³, enquanto Senador Guiomard tem 9.9 µg/m³ e Epitaciolândia 9.5 µg/m³. Outros municípios apresentam valores de poluição considerados dentro da normalidade ou não possuem sensores.


Os municípios citados nominalmente nesta matéria recebem a classificação de qualidade do ar “moderada”, cujo a recomendação para a população é que faça o uso de máscaras em atividades externas, que sejam usados purificadores de ar em ambientes fechados, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.


*as informações desta reportagem são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.


Compartilhe
Por
Whidy Melo