A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), esclarece as informações publicadas nesta segunda-feira (22) pelo site ac24horas, que afirma que servidores municipais estariam em “expedição” para curtir a capital alagoana, Maceió, com diárias pagas com recursos públicos. Segundo a publicação, a viagem estaria relacionada à apresentação da quadrilha Malucos do Roça.
De acordo com Klowsbey Pereira, diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), cinco servidores da fundação acompanharam a Quadrilha Junina Malucos na Roça, mas não houve uso de recursos públicos, tampouco pagamento de diárias. Os servidores custearam integralmente suas despesas com recursos próprios. O gestor ressaltou ainda que o transporte da Quadrilha Junina até Maceió, capital do Estado do Alagoas, palco da competição nacional, foi financiado pelos recursos próprios do grupo. Não havendo, nenhum repasse financeiro por parte da Prefeitura de Rio Branco por meio da Fundação Garibaldi Brasil.
“É importante esclarecer que os servidores destacados para essa missão estão exercendo funções técnicas de apoio à equipe cultural. Não estão em passeio, estão trabalhando para garantir que nossa cultura seja bem representada em um evento de grande visibilidade nacional”, afirmou Klowsbey Pereira.
A participação faz parte de uma política de intercâmbio cultural que a FGB mantém desde 2012 com grupos tradicionais da cultura popular, tendo sido implementada ainda em gestões anteriores à atual. A intenção é promover trocas de experiências e fortalecer a produção cultural local por meio da integração com outros estados.
Todos os servidores envolvidos foram indicados com base em suas atribuições na instituição, atuando em áreas como centros culturais, coordenação de eventos e gestão de políticas públicas de cultura. A Fundação Garibaldi Brasil informa ainda, que nenhum setor ficou desassistido durante o período da viagem, mantendo o funcionamento normal com as equipes remanescentes em Rio Branco.
“A viagem teve como objetivo acompanhar e fortalecer a atuação cultural dos grupos acreanos fora do estado, além de observar e estudar as práticas de organização de festivais, seleção de rainhas e critérios de julgamento das apresentações, aspectos que enriquecem a experiência local e ajudam a qualificar as futuras edições dos concursos no Acre”, destacou o presidente da FGB.
A quadrilha Junina Malucos do Roça é um dos grupos mais tradicionais do Acre, com trajetória reconhecida em festivais regionais e nacionais. Sua participação no Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, em Maceió, representa mais do que uma apresentação: é uma estratégia de valorização da cultura local, visibilidade nacional e abertura para novas oportunidades de investimento no setor cultural.
“Ao apoiar nossos artistas em eventos dessa magnitude, não estamos apenas investindo em cultura, mas também fomentando o turismo, a economia criativa, a autoestima do nosso povo e o reconhecimento nacional do que é produzido em nossa terra”, concluiu Klowsbey Pereira.
A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade pública e a valorização das manifestações culturais locais. Também lamenta a publicação de informações distorcidas, divulgadas sem o devido espaço para esclarecimento ou apuração dos fatos junto à gestão municipal.