Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue avançando nas obras de drenagem da Estrada Dias Martins, em Rio Branco. A intervenção, que compreende cerca de dois quilômetros de extensão, conecta o bairro Universitário à zona industrial da capital e inclui adequações ambientais solicitadas pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
A estrada margeia o Parque Zoobotânico da Ufac, área de presença frequente de animais silvestres. Em atenção às recomendações da universidade, o projeto foi alterado para garantir a travessia da fauna por estruturas subterrâneas, em vez de passarelas sobre a pista, como inicialmente previsto.
“A execução da drenagem é uma etapa fundamental para garantir a segurança da população e a preservação da fauna local. Atendemos à solicitação da Ufac para que os animais possam transitar pela passagem subterrânea, respeitando o meio ambiente e avançando com responsabilidade na pavimentação da Estrada Dias Martins”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
Atualmente, os serviços de drenagem estão concentrados no trecho entre o Conjunto Ipê e a ponte. A etapa seguinte da obra contemplará a área após a ponte, onde há maior circulação de pedestres, a fim de reduzir os impactos à população durante os trabalhos.
O projeto inclui, além da drenagem e terraplenagem, a pavimentação asfáltica, construção de calçadas e de ciclovia. A via vinha enfrentando problemas de trafegabilidade, principalmente durante o período chuvoso, afetando diretamente cerca de 500 famílias.
A obra é financiada por uma emenda parlamentar de R$ 6,5 milhões do senador Alan Rick (UB), com contrapartida do governo estadual.
Com informações da Agência de Notícias do Acre