A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta terça-feira, 22, obras de drenagem e canalização na Rua Tavares de Lira, localizada no bairro João Alves. A iniciativa atende uma demanda antiga dos moradores da região, que enfrentam diversos transtornos durante o período de chuvas, como alagamentos, dificuldade de acesso e riscos à saúde.
O prefeito Zequinha Lima esteve no local acompanhando de perto os preparativos para o início da obra, junto ao secretário de obras, Carlos Alves. Segundo a equipe técnica, os trabalhos incluem a construção de um sistema de drenagem com bueiros, que deve garantir a vazão necessária da água e resolver definitivamente os problemas de acúmulo e erosão na via.
“O João Alves é um bairro muito importante e essa é uma obra essencial. É uma área central, com um volume muito grande de água que desce pelas ruas e prejudica diretamente quem mora aqui. Estamos assumindo esse compromisso com recursos próprios do município. É uma obra necessária, sonhada pelos moradores e que vai garantir mais dignidade e segurança para todos”, destacou o prefeito Zequinha Lima.
O secretário Carlos Alves explicou que a obra inclui a instalação de três fileiras de bueiros para ampliar a capacidade de escoamento da água. “Estamos fazendo todo o sistema de drenagem, com canalização adequada para resolver esse problema de forma definitiva. O objetivo é evitar novos alagamentos e devolver a trafegabilidade e tranquilidade para os moradores”, ressaltou.
A enfermeira Leonete da Silva Benjamin, moradora do local, contou os desafios enfrentados durante o inverno amazônico e enfatizou a importância da obra.
“Na época das chuvas, alaga tudo isso aqui. Fica difícil até de chegar em casa. A gente tá muito agradecida, porque o prefeito veio aqui no ano passado, viu a situação e prometeu que ia consertar. Agora ele está cumprindo. É muito positivo pra gente”, afirmou.
Outro morador, Carlos Eduardo, também comentou os benefícios esperados com a obra. “Aqui quando chove, alaga geral. Isso traz risco de doenças como dengue, leptospirose, e atrapalha o tráfego. Essa obra vai melhorar muito a nossa vida. É uma evolução que a gente esperava há muito tempo”, disse.