A previsão para esta semana no Acre indica temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, com destaque para os períodos da tarde, quando os termômetros podem ultrapassar os 35°C e a umidade cair para índices abaixo de 25%, caracterizando estado de atenção para a saúde, segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com informações do portal O Tempo Aqui, não há previsão de novas ondas polares nos próximos dias, o que favorece a permanência do calor intenso em todas as regiões do estado.
Temperaturas mínimas em elevação
As manhãs seguirão relativamente amenas, mas com tendência de elevação das mínimas ao longo da semana. Os valores devem variar entre 18°C e 21°C em Rio Branco, Brasileia e cidades próximas. Já no centro do estado e no Vale do Juruá, as mínimas oscilam entre 19°C e 22°C.
Os ventos permanecerão fracos ou calmos, soprando sem direção definida.
Possibilidade de chuva só no fim de semana
A expectativa de mudança no tempo só aparece a partir do próximo fim de semana, com o avanço de uma massa de ar úmido proveniente do oceano Atlântico. Com isso, há previsão de chuvas isoladas e passageiras, que podem atingir qualquer município do Acre.
Até o momento, a seca permanece. Em Rio Branco, a última chuva registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi no dia 24 de junho, com apenas 0,4 mm de precipitação. A última chuva mais significativa ocorreu em 19 de junho, com 3,2 mm acumulados.
Frio do último fim de semana ficou para trás
A última frente fria que atingiu o estado, iniciada na noite de quinta-feira, 17 de julho, fez as temperaturas despencarem, conforme previsão. As mínimas ficaram entre 13°C e 16°C, com destaque para Assis Brasil, que registrou 12,9°C no sábado (19), segundo a estação meteorológica de Iñapari, no Peru. Em Epitaciolândia, o Inmet registrou 13,7°C.
Na capital, Rio Branco, a mínima foi de 15,5°C no mesmo dia.
Além do frio, o domingo (20) também bateu recorde de baixa umidade do ano, com apenas 26% — superando o recorde anterior de 27%, registrado no dia 16.