Preta Gil em foto publicada no Instagram; cantora morreu em meio à luta contra câncer - Foto: Instagram/Reprodução
Preta Gil morreu em Nova York, nos Estados Unidos, após lutar contra câncer no intestino. Agora, o corpo da cantora terá que passar pelo processo de repatriação para retornar ao Brasil. Esse procedimento é delicado e envolve trâmites burocráticos, como a checagem de documentação específica e a cobrança de um custo pela morte fora do país de origem.
De acordo com Regina Célia Alves Diniz, diretora administrativa e operacional da funerária Ossel, o primeiro passo para repatriar o corpo da artista consiste na emissão do atestado de óbito no lugar onde ocorreu a morte, seguido pela obtenção de um certificado médico que indique a causa que levou ao falecimento. Esse documento terá que ser reconhecido pelo consulado brasileiro local.
“Após essas etapas, se inicia o processo de registro consular do óbito e a preparação do corpo para o transporte internacional, o que inclui cuidados sanitários, acondicionamento conforme normas do país de origem e do país de destino, e a emissão da documentação necessária para embarque e desembarque”, explica.
“Cada nação tem suas exigências burocráticas e culturais. Nosso papel é orientar a família em todas as etapas, reunir a documentação e cuidar de cada detalhe com o máximo de agilidade e respeito, sempre em contato com os consulados e autoridades locais”, continua.
Segundo a especialista, todo esse processo leva em torno de 15 dias para ser concluído, mas o tempo pode variar de acordo com o país onde aconteceu a morte.
“Sem apoio profissional, o translado pode demorar até meses. O custo desse tipo de serviço costuma partir de R$ 10 mil, dependendo do país, podendo ser reduzido no caso de famílias que já contam com planos funerários que oferecem cobertura internacional.”
Morte de Preta Gil
A morte de Preta Gil foi confirmada pela assessoria da artista na noite de domingo (20). A cantora, compositora, empresária e atriz estava em Nova York, onde passou as últimas semanas em um tratamento experimental.
Filha de Gilberto Gil, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Ela era a quarta dos oito filhos de Gilberto Gil e cresceu no berço da MPB, além de ser afilhada de Gal Costa. Preta deixa um filho, Francisco, de 28, e uma neta, Sol de Maria, de sete.
A artista foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023, o que a levou a cirurgias e exames no Brasil, até o tratamento nos Estados Unidos. Após cirurgia e tratamentos de quimioterapia e radioterapia, a cantora chegou a anunciar que o câncer estava em remissão. No entanto, em agosto de 2024, ela veio a público dizer que a doença havia voltado em diferentes partes do seu corpo.