Categorias: Destaque 1

Marido de acreana desaparece em Guerra da Ucrânia: “eu não planejei ficar sozinha”

Por
Da redação ac24horas

A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em 2022, segue tendo impactos em várias partes do mundo. Em uma reportagem exibida no domingo, 20, pelo programa Fantástico, da TV Globo, a acreana Thaynah Gomes, que atualmente vive na Espanha, compartilhou um dos relatos da matéria que abordou brasileiros que se alistaram voluntariamente para lutar ao lado das forças ucranianas.


Thaynah é esposa de Antônio Júnior, que deixou a família e viajou para a Ucrânia em 17 de janeiro de 2025, decidido a se juntar ao batalhão internacional que combate a invasão russa. Desde então, a rotina da acreana se transformou em uma espera angustiante, marcada pela incerteza, silêncio e dor.


Na reportagem, ela revelou que pouco antes do desaparecimento do marido, o filho mais velho implorou para que ele voltasse. “Pai, volta, por favor”, pediu. Logo após essa conversa, Antônio desapareceu em combate e, desde então, não há mais notícias. “Eu planejei uma vida com ele. Eu não planejei ficar sozinha. Ele prometeu voltar, entende? E a gente prometeu casar. Então eu vou esperar por ele. Custe o que custar”, desabafou Tainá, com a voz embargada.



Segundo o Ministério das Relações Exteriores, nove brasileiros já morreram oficialmente na guerra, e outros 16 estão desaparecidos, número que pode ser ainda maior, já que muitos combatentes viajam sem informar às autoridades. A embaixada da Ucrânia no Brasil declarou que apenas o Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas pode divulgar quantos brasileiros estão atualmente em combate. Sobre os desaparecidos, a resposta é dura: podem estar mortos, mas os corpos ainda não foram encontrados, ou podem estar em cativeiros russos.


No fim da reportagem, Thaynah faz um apelo: “Cinco mil dólares vale a sua vida? Não vale a pena. Quem vai prejudicar não é você quem vai, é a sua família e todos ao seu redor”, afirmou.


ASSISTA AO VÍDEO:


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas