Foto: reprodução MDAS/Divulgação
O Amazonas registrou, em julho, a saída de 20,7 mil famílias do programa Bolsa Família por aumento da renda familiar. Os dados são da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal e indicam que o crescimento da renda ocorreu tanto pela conquista de empregos formais quanto pela atuação em atividades empreendedoras.
Desse total, 12,1 mil famílias amazonenses encerraram o período de dois anos na chamada Regra de Proteção — mecanismo que permite a permanência temporária no programa, com recebimento de 50% do valor original. Outras 8,5 mil famílias ultrapassaram o limite de renda estipulado e, por isso, deixaram de se enquadrar nos critérios do programa de transferência de renda.
No Brasil, 958 mil famílias deixaram o Bolsa Família neste mês por superarem a linha da pobreza.
Apesar da saída de parte dos beneficiários, o programa segue atendendo 628,7 mil famílias nos 62 municípios do Amazonas em julho. O investimento federal no estado alcança R$ 455,7 milhões neste mês, com valor médio do benefício fixado em R$ 725,73.
O pagamento da parcela de julho começou na última sexta-feira (18) e segue até o dia 31, conforme o calendário escalonado de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.