Categorias: Juruá

Casamento Coletivo: no pôr do sol mais ocidental do Brasil, 80 casais dizem “sim” em Mâncio Lima

Por
Da redação ac24horas

A cerimônia de casamento, conduzida pela juíza de Direito Deise Minúscoli, ressaltou a importância do matrimônio como um compromisso de respeito, cumplicidade e construção conjunta. Realizado no fim da tarde desse domingo, 20, o casamento coletivo encerrou mais uma edição do Projeto Cidadão.


Na cidade mais ocidental do Brasil, onde o sol se despede mais tarde e pinta o céu com tons de ouro e carmim, o amor brilhou mais forte. Cercados pela exuberância da floresta, pelo reflexo das águas tranquilas e pela brisa serena de um fim de tarde inesquecível, 80 casais selaram sua união no Casamento Coletivo da 30ª Edição do Projeto Cidadão, realizado no Centro de Lazer Betânia — um paraíso banhado por beleza natural e significado bíblico.



Ao som da marcha nupcial, os noivos desfilaram pelo gramado como se pisassem nas nuvens. A natureza foi testemunha viva: árvores centenárias emolduravam o cenário, pássaros cantavam ao longe e o pôr do sol — o último do Brasil — parecia abençoar cada passo. No semblante dos casais, o brilho da alegria e a certeza da escolha certa: amar e caminhar juntos.


A cerimônia foi conduzida pela juíza Deise Minúscoli, em seu primeiro casamento coletivo na Comarca de Mâncio Lima. “É com grande emoção que celebro esse momento. Tudo aqui foi feito com tanto amor e cuidado. Não presenciei os outros, mas tenho certeza de que este é um dos mais lindos que Mâncio Lima já viu”, disse ela, emocionada.


A bênção inicial foi do Pe. Sebastião Viana, que proclamou a parábola do Evangelista São Mateus (Mateus 7:24-25) sobre o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha e que nem os ventos, as tempestades e as chuvas destruíram. Já a pastora Francisca Ribeiro, juíza de paz desde 2012, destacou a importância da união no matrimônio: “casar é resistir ao tempo com fé, amor e compromisso”.



Presente no evento, ao lado da primeira-dama Joice Costa e do vice-prefeito Andinho Lima, o prefeito Zé Luiz celebrou a união dos casais com palavras de sabedoria: “esse momento é possível graças à união de esforços entre a Prefeitura de Mâncio Lima e o TJAC. O casamento exige respeito, paciência e, acima de tudo, diálogo. É preciso crer em Deus, caminhar lado a lado e ser o braço direito um do outro. Ver tudo isso acontecer em Mâncio Lima, com o pôr do sol mais bonito do Brasil, emociona a gente. Só gratidão”.



Entre histórias comoventes, a de Osvaldo Marçal, 75 anos, e dona Regina Batista, 71, tocou a todos. Após décadas de união no religioso, resolveram oficializar no civil. “Hoje sou um servo de Deus e senti que era hora de firmar também diante da lei. Foi lindo, estou feliz demais”, disse ele.



O casal Vanessa Silva, de 19 anos, e Marcleuson Araújo, 21 anos, compartilharam a alegria e a gratidão pelo momento. Os dois moram juntos há um ano e sentiam a necessidade de oficializar a união. “Hoje posso falar e comprovar que somos casados. É um dia muito feliz. É um sonho realizado”, disse o noivo.


A primeira-dama Joice Costa encerrou a noite com carinho: presenteou os recém-casados com um lindo bolo e uma lembrança especial, selando o momento com afeto e doçura. Entre bênçãos, lágrimas e sorrisos, o amor venceu mais uma vez — agora com certidão em mãos e o coração repleto de esperança.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas